X

Filmes vencedores de festival já têm data marcada para as últimas sessões no Cine Estação São Pedro

Depois do adiamento na última semana em razão do falecimento da servidora municipal Luiza Leal, os organizadores do evento remarcaram a exibição das últimas sessões do 1º Festival de Cinema de São Pedro da Aldeia – Filmes Ociosos para essas terça e sexta-feira, dias 2 e 5.

Lançado em 2022, o projeto, que promoveu a seleção de curtas metragens de 15 a 30 minutos de duração, é uma realização da Ociosos Produções Artísticas e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Com classificação indicativa livre e produzidos por artistas de São Pedro da Aldeia e da região, os filmes exibidos nas últimas sessões do festival serão Palharina, e Piracema, vencedores da categoria Melhor Ficção, e Sou Point 44, Amor, um Arco-Íris Multicor, e Rosa, vencedores na categoria Melhor Documentário.

A prefeitura lembra que essas são as últimas exibições públicas das obras premiadas pelo festival que foi contemplado pelo edital Retomada Cultural 2, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio.

Segundo o cineasta e idealizador do projeto, Juan Carlos Sampaio, a proposta é trazer os espectadores para a real experiência do cinema, dando luz às produções artísticas da região, bem como às paisagens e costumes locais.

“Fomos impulsionados a ver filmes estrangeiros e colocar o cinema nacional como impróprio ou até mesmo ruim, de má qualidade artística e técnica. Nós, que representamos essa classe artística ainda tão elitizada, seguimos na luta para dar a oportunidade não só de acesso, mas também de produção aos artistas. Esse é o grande objetivo do Festival”, comentou Juan Carlos Sampaio.

Os filmes serão exibidos no Cine Estação São Pedro, que fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, 255, no centro da cidade, ao lado da Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos.

Leave a Comment