X

Filme com cenas gravadas em 2012 e 2024 tem pré-estreia em Rio das Ostras

O Teatro Municipal de Rio das Ostras vai virar sala de cinema na noite dessa quinta-feira, 14, para homenagear o ator Joel Barcellos, morador da cidade falecido em 2018, e que empresta seu nome ao importante prédio.

O espaço recebe duas sessões de pré-estreia do filme “A Constelação de Órion”, produzido pelo cineasta Allexandre Costa, que será exibido a partir das 20h e das 21h, com duração de 30 minutos, misturando cenas gravas em 2012, quando Joel Barcellos ainda era vivo, e em 2024, além de animação em 2D.

“A construção do filme também guarda um elemento inusitado: parte das cenas foi gravada há mais de uma década, quando os atores ainda eram crianças, e agora retorna com os mesmos intérpretes já adultos, reforçando o tema do ciclo da vida. O protagonista, Órion, é vivido por um ator homônimo, filho do diretor Allexandre Costa”, revela a produção.

O filme conecta passado e presente ao colocar em cena esses mesmos atores 12 anos depois, permitindo ao público acompanhar um dos últimos trabalhos de Joel Barcellos, além do crescimento das antes crianças de 2012, e agora adultas, em 2024.

Entre os cenários registrados estão as praias da cidade, os costões rochosos e a marca dos petróglifos no Mar do Norte, além de áreas de restinga, em uma história que começa em uma Quarta-Feira de Cinzas, quando 8 crianças se reúnem para contar histórias.

“Mas as amizades são postas à prova, quando Diana insiste em ler sempre o mesmo livro ‘A Constelação de Órion’. Durante a leitura, são revelados paralelos entre as aventuras da obra e as vivências dos personagens no passado, conduzindo o espectador por um universo em que os personagens da fantasia e a realidade se entrelaçam. Entre as figuras que compõem o enredo estão o folclore brasileiro, como Curupira e Iara, e entidades da mitologia africana, como Xangô e Ogum’, conta a sinopse do curta.

O projeto é realizado por meio do fomento da Lei Paulo Gustavo de Macaé, uma iniciativa do Governo Federal voltada para o incentivo e fortalecimento da cultura em todo o país. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Macaé e da Prefeitura Municipal de Macaé.

O filme “A Constelação de Órion” tem direção de Allexandre Costa, produção de All Art’s Estúdio de Criação, e conta com elenco formado por Orion Motta, Evellyn Motta, Gabriel Azevedo, Daniel Richard, Ana Clara, Andrew Rocha, Emili Rocha, Irla Coelho e Iuri Coelho, além da participação especial de Joel Barcellos e Armindha Freire.

Baseada no livro homônimo, também de Allexandre Costa, a obra tem músicas compostas por Heverton Castro, Raiz do Sana, Portela, M.U.G., Alexander Takanara, Wrwin Wijayanto, Serge Pavkin, Tuky, Onoychenko, Lobsang Karma, Albert Paul, Tim Kulig, Arctsound e Dkfilms, e trilha sonora assinada por Heverton Castro.

O Teatro Municipal Joel Barcellos fica na Avenida Amazonas, s/n, na Extensão Novo Rio das Ostras. As duas exibições da pré-estreia têm entrada gratuita e o filme tem classificação livre, aberto ao público de todas as idades.

Leave a Comment