X

Festival “MACAÉRUA” celebra artistas de rua em espaços públicos da cidade

A cidade de Macaé se transformou em um verdadeiro palco a céu aberto durante o “I Festival de Arte Pública de Macaé – MACAÉRUA”. Comemorando os sete anos da lei do artista de rua, o festival tem como objetivo celebrar a arte e ocupar os espaços públicos com muita cultura. O evento começou no dia 14 de Maio e a programação seguirá até este sábado (27 de Maio). O festival ocorre em cinco pontos da cidade: Praça Veríssimo de Melo, Praça do Visconde, Praça do Polivalente, Praia Campista e Espaço de Convivência da Praia dos Cavaleiros.

"O Festival de Arte Pública nasce na intenção de celebrar e reconhecer os trabalhadores da cultura que escolhem as ruas e os espaços públicos como local de criação e expressão artística. Vem da vontade de fortalecer a cena local da nossa cidade e região, dando visibilidade e fomentando a quem tá no corre”, ressalta Aline Barbosa, produtora e idealizadora do projeto.

“Foram selecionados dez artistas para compor a programação, mas há outros artistas que ficaram interessados em participar, incluindo um que está vindo de Brasília especialmente para o evento", conta. Sendo assim, a programação reunirá mais de 60 artistas e 25 ações que prometem agitar a cidade durante 14 dias.

O evento abrange apresentações e intervenções em diferentes linguagens artísticas, como circo, música, poesia, artes visuais, roda de rima e cultura popular. Além dos espetáculos, também haverá ações formativas, como oficinas e rodas de conversa, bem como uma exposição fotográfica itinerante.

“A Arte Pública, também chamada de Arte de Rua, é plural e diversa, se espalhando pelas ruas da cidade tal qual um rizoma. É quase impossível circular por um centro urbano sem se deparar com alguma manifestação deste tipo”, ela destaca. Durante os dias do festival, a arte estará ainda mais presente nas ruas de Macaé, mostrando toda a força e diversidade dos artistas da região.

Toda a programação do festival será gratuita, com contribuição ao chapéu dos artistas. Além disso, promovendo a inclusão, os espetáculos contarão com tradução em LIBRAS e a exposição fotográfica com audiodescrição das imagens.

O “I Festival de Arte Pública de Macaé – MACAÉRUA” é uma realização da Cambito Produções, com apoio do Bar do Jorginho, da Arco-íris Petrotintas, da Sinalarte e patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural RJ2.

Para mais informações, acesse @macaerua no Instagram.

PROGRAMAÇÃO:

23 de Maio (ter) | 19h | Praça do Visconde

Exposição MACAÉRUA

24 de Maio (qua) | 17h | Praça Veríssimo de Melo

Espetáculo "Circo a Céu Aberto" + oficina "Equilíbio e Dança na Perna de Pau" com Fabiano Freitas

+ Exposição MACAÉRUA

25 de Maio (qui) | 19h | Praça da Costa do Sol (Bar do Jorginho)

MACAÉRUA recebe o Fórum de Arte Pública do Rio de Janeiro + Espetáculo "Maria" com Coletivo Flores

26 de Maio (sex) | 19h | Parquinho da Praia Campista

Espetáculo "Segura Mamãe" com Trevo

+ Exposição MACAÉRUA

27 de Maio (sab) | 19h | Praça da Costa do Sol (Bar do Jorginho)

Oficina de DJ com DJ Rataria + Oficina de Slam com AVUA + Avua - Poesia de Rua + Roda Cultural de Macaé + Exposição MACAÉRUA

Leave a Comment