Termina nesse domingo, 10, o 12º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, com diversas opções de pratos, entradas, drinks e sobremesas a preços fixos e criadas especialmente para o evento, além de muitas novidades e atrações musicais.
Nesse domingo, a programação no Palco Chaplins começa às 14h, com a atração infantil Violúdicos, seguindo às 17h, com show de Cláudia Falcão trazendo um tributo à cantora Elza Soares, encerrando às 19h, com o samba do Mistura Rica, enquanto o Palco Bico da Coruja apresenta os shows do Macahiba Jazz às 14h, e da banda de rock, ShotGun, às 17h.
Além das atrações musicais, o público que for ao último dia do festival ainda pode saborear pratos ao preço de 35 reais, entradas a 20 reais, drinks a 25 reais, e sobremesas entre 20 e 25 reais, todas criadas por chefs dos estabelecimentos comerciais participantes dessa 12ª edição do evento.
O festival, que é gratuito e nesse ano trouxe o tema “Serra e Mar”, conta com esquema especial de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, com objetivo de atender o público e também a quem trabalha na Orla dos Cavaleiros.
Uma das atrações dessa edição, o premiado mixologista Pedro Resende, que criou um menu de drinks especial para o Festival de Gastronomia de Tiradentes, em Minas Gerais, apresentou suas receitas autorais em Macaé.
“O menu homenageia de norte a sul do Brasil. A ideia é falar da pluralidade do Brasil, de sabores, aromas, biomas, na sua mais pura expressão”, contou Pedro Resende.
Representante do Gin YVY, destilaria mineira premiada internacionalmente e destaque por apresentar a 1ª garrafa de gin com refil em lata do mundo, o mixologista participou do Cozinha Show dessa quinta-feira, 7, com uma aula de cachaça, com técnicas unindo coquetelaria com gastronomia molecular.
“A brincadeira é falar de Brasil, que é lindo, com riqueza sensorial”, completou Pedro Resende.
Outro destaque dos primeiros dias de evento foi a gastróloga do Amazu Oriental, Marcela Cruz, que detém o certificado de proficiência em habilidades de sushi pelo instituto japonês AJSA (sigla, em inglês, para All Japan Sushi Association).
“É uma seleção de sashimi de peixes da nossa costa. O molho ponzu é um molho cítrico à base de shoyu que combina com o frescor que a gente tem com foco nos insumos locais”, contou a gastróloga, que também participou do Cozinha Show, nessa sexta-feira, 8, ao ensinar como fazer sashimi moriawase e o molho ponzu.
Nesse domingo, o evento acontece na Praia dos Cavaleiros, das 13h às 21h. O Palco Chaplins está montado na areia, em frente ao restaurante Picanha do Zé, próximo à Rua Viña Del Mar, e o Palco Bico da Coruja, na Rua Ministro Salgado Filho, entre os restaurantes Durval Gastronomia e Ilhote Sul.
Os participantes dessa edição são Balli Sushi, BB Brigadeiro, Bom a Pampa, Cachaçaria Sete Engenhos, Calebito, Container 63, Cozinha Urbana, Delirium Burguer, Durval, Estação da Praia, Existe um Lugar, Feito com Arte, Forneria Giorgio, Gêmeos, Go Go Wok, HopGarden, Ilhote Sul, Kopenhagen, Lagostão, Lugano, Macahé Burguer, Maria Donuts, Mirabolando, Novo Parada, Nuvem de Mel, Picanha do Zé, Ricardo Cardoso, São João, Seu Clovis Burguer, Sweet Popcorn, Trattoria de Nutte, Vicolli, Yashi e Zampa.
Leave a Comment