Local já recebeu 23 exposições, além de outros eventos. Ao todo, mais de dez mil pessoas já visitaram o espaço cultural.
Daniela Bairros
Nem só de lindas praias vive o balneário mais charmoso do Rio de Janeiro. Visitar os principais pontos turísticos da cidade é um grande atrativo, mas conhecer mais a cultura, seja por exposições e outros eventos que reúnem artistas locais, também é uma ótima opção. Em Búzios, o Espaço Cultural Zanine oferece arte e cultura a toda população. Após mais de uma década de abandono e descaso, o espaço cultural foi entregue em julho de 2016. Desde então, é ponto de referência para a cultura buziana.
O Espaço Cultural já abrigou 23 exposições, além de outros eventos, com a participação de artistas locais e de renome, músicos, escritores, estudantes da rede pública e privada de ensino. Ao todo, mais de dez mil pessoas já passaram pelo espaço para conhecer a cultura local.
Eventos no espaço
Até o dia 30 de setembro, o Espaço Cultural Zanine sedia a exposição “Uma Utopia Surreal”, de Fernando Naxcimento, que trabalha com a cerâmica, desenho, pintura, poesias e contos. Na cerâmica, traz máscaras, painéis, esculturas, vasos e formas orgânicas representativas do ser humano e de animais. Estão presentes também nesta mostra, desenhos, figurativos, surrealistas e o pré-lançamento do livro “Uma Utopia Surreal- Poesias e Contos”. Neste pequeno livro, FNAX mais uma vez revela sua integridade multi-artística. Como nas artes plásticas, sua poesia não faz concessões: exato, lúdico por vezes, ácido e incisivo em outras, apaixonado sempre. Seus versos trazem o lirismo à flor da pele e verdadeiras confissões de amor.
Com projeto arquitetônico de José Zanine Caldas, um dos últimos que fez, o local é uma verdadeira obra de arte em madeira e vidro, uma marca registrada desse mestre do design brasileiro, arquiteto honoris causa.
O Espaço Cultural Zanine fica no Centro da cidade, na Estrada da Usina Velha, ao lado do prédio da prefeitura de Búzios. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e sábados, domingos e feriados das 11h às 19h.
Crédito: Ronald Pantoja
Leave a Comment