X

Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio começa nessa sexta, 22

Começa nessa sexta-feira, 22, a 34ª edição do Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio, que acontece até esse domingo, 24, na Casa de Cultura José de Dome, no Palácio das Águias, e na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção.

Realizado pelo Coral Cantavento com apoio da prefeitura, o encontro tem o objetivo de estimular a cultura musical cabo-friense e manter acesa a chama do trabalho de mais de 40 anos realizado na cidade pelo saudoso maestro Rui Capdeville.

De acordo com o município, serão 16 corais se apresentando no evento, sempre com entrada franca, com destaque par o Grupo Vocal Boca Que Usa, do Rio, o Coral Hermano de Sá, de Niterói, e o Coral Melodia, de São José dos Pinhais, no Paraná (PR).

Segundo os organizadores, a expectativa é ter cerca de 200 pessoas na plateia em cada concerto, totalizando milhares de pessoas ao longo dos 3 dias do evento, igualando edições passadas, quando diversas apresentações tiveram lotação máxima.

Criado em 1986 e elevado a internacional em 1992, o Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio foi realizado anualmente até 2018, quando o evento foi suspenso por falta de orçamento, retornando reformulado em 2019, até o novo hiato, em 2020 e 2021, por causa da pandemia do coronavírus, e em 2022, pelo falecimento do maestro Rui Capdeville, retornando nesse ano.

Representante da presidência do Coral Cantavento, criado pelo maestro em 1974, Ana Carranza garantiu que pretende manter o trabalho musical realizado por Rui Capdeville, falecido em setembro de 2022, vítima de uma pneumonia.

Além do Coral Cantavento, têm presença garantida corais de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Macaé, Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu e Niterói, no Rio (RJ), além de Guarapari, no Espírito Santo (ES), e São José dos Pinhais (PR).

Leave a Comment