X

Cidade de São Pedro da Aldeia tem espetáculos de teatro e de dança cigana nesse sábado, 11

A Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia recebe nesse sábado, 11, a partir das 18h, o grupo Ciganeando Por Aí, que se apresenta gratuitamente no espaço localizado na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro, trazendo a dança e a cultura cigana.

De acordo com o secretário de Cultura, Thiago Marques, essa é mais uma ação de parceria com o grupo, que há 4 anos realiza rodas de dança cigana na cidade, e que já se apresentou em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, e Brasília, entre outras.

“O Ciganeando Por Aí tem promovido um trabalho muito bacana de ‘fomento’ à arte da dança e da cultura cigana, e já foram destaque também na nossa Feira Cultural Itinerante e no nosso 1º Encontro Literário Aldeense. Essa será mais uma oportunidade para que os moradores e turistas conheçam um pouco mais sobre esse segmento cultural”, avalia Thiago Marques.

Fundado no Rio de Janeiro, pela agente cultural Marise Santiago e Semeraro, o grupo surgiu com a proposta de levar a dança cigana de raiz a lugares diversos, dentro e fora do Estado do Rio, tendo conquistado destaque em festivais, feiras culturais, exposições, praias e praças públicas por todo o país.

Além de buscar disseminar os benefícios da atividade de dança para o corpo e para a mente, o grupo também tem o objetivo de mostrar que a dança cigana pode ser praticada por todas as pessoas, de todas idades.

“A gente agradece o apoio da Secretaria de Cultura, que sempre tem aberto espaço para que possamos levar nossa arte e alcançar mais pessoas. As rodas são uma forma de a gente apresentar um pouquinho da cultura da dança cigana, e proporcionar um momento de lazer e de diversão para as pessoas, inclusive para as artesãs do espaço”, falou Marise Santiago e Semeraro.

Também nesse sábado, o Teatro Municipal Dr. Átila Costa apresenta, às 20h, o espetáculo teatral “Doutor, a Culpada é a Lua”, monólogo tragicômico que é escrito e protagonizado pela atriz Sandra Nunes, que interpreta uma personagem que oscila entre transtornos neuróticos e a realidade.

Com ingressos à venda pelo site Sympla, e classificação indicativa de 14 anos, a peça tem direção de Walter Gaspar e produção da Cia Segundo Ato, e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Remontagem de 20 anos, o texto, revisto e atualizado, retrata, de forma tragicômica, situações que permeiam a vida cotidiana, suscitando temas como neuroses e o preconceito de gênero, contrapondo realidade e ficção.

Os ingressos estão sendo vendidos pela internet no valor de 60 reais (inteira) e 30 reais (meia), ou de forma presencial depois de contato com a produção via mensagens de WhatsApp, pelo número (21) 99912-9627. O Teatro Municipal fica na Rua Francisco Santos Silva, 555, no Nova São Pedro.

Leave a Comment