X

Cabo Frio tem Festival Internacional de Dança e Noite do Flashback nesse feriado

Com a chegada do feriado da Independência, nessa quinta-feira, 7 de setembro, a cidade de Cabo Frio anunciou diversas atrações culturais para moradores e turistas que pretendem aproveitar o feriado prolongado na cidade.

Às 13h, a Associação Atlética Cabofriense, no Centro, recebe a 17ª edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, que acontece até domingo, 10, com a apresentação de 500 coreografias de 56 grupos de dança do Brasil e de outros países da América Latina.

Com entrada ao custo da doação de 1 quilo (kg) de alimento não perecível, que será destinado ao Grupo de Apoio aos Idosos de Cabo Frio (GAI), o evento é organizado pelo Festival Internacional de Dança, da bailarina e empresária Márcia Sampaio, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

Na programação, o evento reúne apresentações de 9h às 20h, nessa sexta-feira e domingo, dias 8 e 10, e de 9h às 22h, nesse sábado, 9.

De acordo com a prefeitura, a edição desse ano do festival conta com a participação de 1.500 pessoas, professores, diretores, coreógrafos e coordenadores de escolas de dança, além de bailarinos de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Espírito Santo (ES), Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS), e do Distrito Federal (DF).

“A mostra competitiva contará com modalidades, como balé clássico, estilo livre, dança contemporânea, sapateado, danças populares, danças urbanas e jazz. As competições serão categorizadas em apresentações solo, dupla, trio e conjunto, contemplando diferentes faixas etárias: infantil, juvenil, sênior e avançado”, explicou o município.

Na banca de jurados, estão confirmados, o bailarino do Theatro Municipal do Rio, Paulo Rodrigues; a 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio, Cecília Kerche; o coreógrafo carioca, Rafael Gomes; a bailarina e professora Flávia Burlini; o coreógrafo da Dança dos Famosos do Domingão com Hulk, Jaime Bernardes; o professor de sapateado Igor Correa; o pioneiro do Hip Hop Dance no Rio, Rodrigo Soninho; e a renomada bailarina Ana Botafogo.

“Ana Botafogo é uma das maiores referências da dança no Brasil e tê-la como jurada do Festival eleva o nível competitivo do evento, tornando o Festival de Cabo Frio um palco cada vez mais desejado por bailarinos que almejam seguir carreira”, comentou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Paula Pinheiro.

Além das competições, o festival desse ano conta com a participação de jovens assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, através do Projeto Escola, parceria das secretarias de Educação, e de Assistência Social, e da Associação e Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Também nessa quinta-feira, 7, o Shopping UNApark, em Unamar, recebe, das 19h às 23h, a Noite de Flashback, evento que terá entrada gratuita e livre para todas as idades, com show do grupo Flashback Vem Comigo.

Formado por alunos da oficina de passinhos do Polo Cultural de Tamoios, o grupo apresentará um repertório repleto de sucessos nacionais e internacionais que agitaram as noitadas dos anos 1970, 1980 e 1990.

“Vamos resgatar todos os segmentos culturais, começando com a Noite do Flashback. Mas também queremos fazer a Noite do Rock, e eventos como apresentações de balé, hip hop, e tudo que a gente puder fazer para ‘fomentar’ a cultura no distrito de Tamoios, iremos fazer”, afirmou a secretária adjunta de Cultura em Tamoios, Danielle Costa.

Leave a Comment