X

Prefeitura de Cabo Frio esclarece dúvidas da população sobre ordem prioritária do PNI para vacinação contra o coronavírus

A Prefeitura de Cabo Frio divulgou nesta semana novos números sobre a campanha de vacinação contra o coronavírus que segue sendo feita conforme as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

De acordo com o PNI, a vacinação se dará em partes, com as pessoas divididas em 4 grupos prioritários, sendo o 1º grupo o que conta com profissionais de Saúde, idosos e deficientes institucionalizados, quilombolas e indígenas acima dos 18 anos.

A vacinação do 1º grupo prioritário começou em todo o Estado do Rio desde o último dia 19 de janeiro, quando as primeiras doses da CoronaVac começaram a ser distribuídas para os 92 municípios fluminenses.

De acordo com a Prefeitura de Cabo Frio, desde então, o município recebeu 8.475 doses das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, sendo 5.820 vacinas para a 1ª dose, e 2.655 para a 2ª dose, que estão sendo aplicada no 1º grupo prioritário no PNI.

“A Prefeitura de Cabo Frio vem seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde para a campanha de vacinação contra o coronavírus. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio esclarece que a fila de prioridades é formulada pelo governo federal, e cabe ao município o cumprimento da lista estabelecida pelo Ministério da Saúde. O calendário feito pelo governo federal prevê que todos os profissionais de Saúde sejam vacinados na 1ª fase, não apenas os que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019)”, explicou o município nesta terça-feira, 9.

Ainda de acordo com a prefeitura, o público alvo desse 1º grupo prioritário de vacinação do PNI no município é composto por 7.196 pessoas, e até a última segunda-feira, apenas 4.600 pessoas haviam sido vacinadas, o equivalente a 63,92% do total, porém, todas com apenas a 1ª dose da vacina.

Nesta quarta-feira, 10, o município iniciou a aplicação da 2ª dose para os que já receberam a 1ª dose, e a prefeitura informou que ainda espera o envio de novas doses para o avanço do cronograma de vacinação.

“A previsão é de que os idosos pertencentes ao grupo da 2ª fase comecem a ser vacinados na próxima semana. A data será confirmada assim que o Ministério da Saúde liberar as doses necessárias”, explicou a Secretaria de Saúde de Cabo Frio.

No 2º grupo prioritário, estão idosos acima de 60 anos, o que, segundo a prefeitura, representa 32.267 pessoas, o que representa 14% da população da cidade conforme dados estimativos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o município, a vacinação neste 2º grupo se dará também em partes, com a prioridade para idosos acima dos 95 anos, depois entre 90 e 95 anos, seguidos de idosos entre 80 e 90 anos, 75 a 79 anos, 70 a 74 anos, 65 a 69 anos, e 60 a 64 anos.

 

Leave a Comment