X

Vias de Macaé ganham nova sinalização horizontal voltada para motociclistas

A Prefeitura de Macaé realizou nesse início de semana a implantação de “áreas de espera” para motociclistas, próximas aos novos semáforos, avançando na 2ª fase de sinalização horizontal da cidade.

O trabalho feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana foi iniciado no domingo, 8, e na madrugada dessa segunda-feira, 9, priorizando as vias de maior concentração de motociclistas para a instalação dessas “áreas de espera”.

“O objetivo é dar mais segurança para os motociclistas no momento em que o semáforo está fechado, para que os mesmos não fiquem entre os veículos ou próximos aos meios-fios”, explicou a prefeitura.

As “áreas de espera” foram instaladas em trechos da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do Parque de Tubos, do Instituto Federal Fluminense (IFF), na Imboassica, no Novo Cavaleiros, na Cancela Preta, na Glória e nos Cavaleiros, além da Avenida Rui Barbosa e da Rua Teixeira de Gouveia em diversos pontos.

“Isso (áreas de espera) tira o motociclista do corredor entre veículos de passeio e de grande porte, que são as principais causas de acidentes envolvendo motocicletas devido ao ponto cego. Com a ‘área de espera’, destinamos os motociclistas à frente, evitando quebra de retrovisores, muito comum nesses casos, ou mesmo uma vítima acidental”, justificou o coordenador de Engenharia de Tráfego, Antônio Cláudio Marques, da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Segundo a prefeitura, a sinalização da “área de espera” de motocicletas segue uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e uma atualização do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.

Além da implantação das “áreas de espera”, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou também a pintura de zebrados de esquina amarelo, travessias de pedestres e legenda “Pare”, e eixo duplo amarelo, nos bairros da Cancela Preta, Visconde de Araújo, Pecado, Novo Cavaleiros, Centro, Granja dos Cavaleiros e Praia Campista.

Leave a Comment