Técnicos da Secretaria Estadual do Ambiente estiveram nessa quarta-feira (21) visitando os córregos Maricota, de Ubá e o Caribó, em Carapebus.
O objetivo da visita foi para fazer uma análise e definir a logística na dragagem dos córregos.
A limpeza e a dragagem dos cursos de água foi uma conquista da prefeita Christiane Cordeiro e o secretário de Meio Ambiente, Lenildo Lamóglia, durante reunião com o Secretário Estadual da pasta, André Correia, no Rio de Janeiro.
A máquina de draga encontra-se na cidade de Trajano de Moraes e seu próximo ponto de operação será em Carapebus. Serão quatro quilômetros de margens e de leito do córrego, limpos e dragados, começando a retirada de material assoreado na represa até a ponte, com retirada e destinação do lixo acumulado. Essa operação de limpeza das margens e dragagem dos córregos, faz parte do programa Limpa Rio, que utiliza dragas menores, com capacidade para fazer o serviço em calha de rios de, no máximo, quinze metros de largura. O programa atua em todo o estado e tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos. Com caráter preventivo e emergencial, o programa é realizado de forma permanente, conforme a demanda dos municípios. As intervenções previnem a proliferação de vetores e reduzem o risco de inundações, trazendo mais segurança para a população.
Crédito : Divulgação
Leave a Comment