A Prefeitura de Silva Jardim segue trabalhando para conter os danos provocados pelas fortes chuvas que caem na cidade, assim como em todo o Estado do Rio, e que deixou vários pontos de alagamentos e estradas desobstruídas nessa segunda-feira, 9.
Segundo dados publicados pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), a cidade ficou no topo de uma lista dos municípios fluminenses com maior acumulado de chuvas nessa segunda.
Em publicação no perfil do órgão no Instagram, a cidade de Silva Jardim aparecia com 124,6 milímetros (mm) de volume acumulado de chuva entre as 6h30 de domingo, 8, e as 6h30 de segunda-feira, seguida por Duque de Caxias (124,6 mm), Niterói (114,2 mm), Cachoeiras de Macacu (88,6 mm), e Santa Maria Madalena (87,6 mm).
Mesmo com o intenso volume de chuvas, o município vem conseguindo minimizar os impactos, como no caso do bairro Caju, que amanheceu nessa segunda com imagens assustadoras de ruas totalmente debaixo d’água.
Também utilizando as redes sociais, a prefeita Maira Figueiredo (MDB), que tem acompanhado de perto as diversas ações do município, publicou, na manhã dessa terça-feira, 10, uma imagem aérea do Caju, mostrando a redução das águas, com apenas pequenos pontos de retenção nas ruas do bairro.
Em vídeo publicado nas contas da prefeitura, o secretário de Defesa Civil, Mayck Salles, explicou que outro bairro afetado por alagamentos no início dessa semana, o Nova Silva Jardim, também está sendo assistido pela prefeitura.
“A Defesa Civil esclarece a toda população que não houve rompimento do dique no bairro Nova Silva Jardim, e sim uma pequena erosão de margem fluvial ao qual não causa risco à nossa população. A área está sendo devidamente monitorada e será submetida à manutenção corretiva em breve. Esclarecemos ainda que os alagamentos registrados no bairro ocorreram devido ao alto índice pluviométrico e ao fechamento das comportas do sistema de drenagem do mesmo, medida necessária devido à elevação do nível do Rio Capivari, a fim de evitar danos maiores”, esclareceu Mayck Salles.
A prefeitura alerta ainda a população para riscos de doenças que possam ser provocadas pelo contato das pessoas com águas contaminadas, especialmente em áreas que tiveram alagamentos, orientando a procurar imediatamente uma unidade de saúde em caso de apresentação de sintomas.
“Em razão de enchentes ocorridas no município, a Prefeitura de Silva Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o alerta para doenças transmitidas pelo contato com água ou lama contaminada, com a leptospirose. Caso apresente os seguintes sintomas, procure imediatamente nossa unidade: febre alta; dores musculares, principalmente nas panturrilhas; dor de cabeça; mal-estar, náuseas ou vômitos; olhos vermelhos; e sangramentos. Não aguarde o agravamento dos sintomas. A Policlínica Municipal Aguinaldo Moraes conta com equipe especializada, incluindo infectologista e enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), para diagnóstico e tratamento adequados”, divulgou a Secretaria de Saúde.
Em situações de emergência, a prefeitura oferece atendimento à toda população através de contato telefônico diretamente com a Secretaria de Defesa Civil, que atende ligações pelo telefone (22) 2668-7437.
Leave a Comment