X

Rio das Ostras traças estratégias para combater trabalho infantil e violência contra a mulher no Carnaval

A Prefeitura de Rio das Ostras aderiu à Campanha Nacional de Carnaval, que em 2026, traz o tema “Pule, Brinque e Cuide – todo mundo é responsável pela infância e adolescência”, voltada para a proteção às crianças e o combate à violência contra a mulher.

Para a folia desse ano, o município planeja uma série de ações em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e a Fundação da Infância e Adolescência (FIA), do governo estadual.

Contando com a participação de outras pastas municipais, as ações terão como objetivo sensibilizar a população sobre os cuidados com crianças e adolescentes e orientar sobre como denunciar violações de direitos, especialmente o trabalho infantil e a violência sexual durante o Carnaval.

Durante as ações integradas, também participarão as secretarias de Educação, Esporte e Lazer, de Saúde, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e de Segurança Pública, por meio da Patrulha Maria da Penha, além do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Naca), e da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc).

De acordo com a prefeitura, a campanha começa já na próxima segunda-feira, 9, iniciando a semana da folia com ações de conscientização no Shopping Plaza Rio das Ostras até quinta-feira, 12, às vésperas do início oficial da festa.

Nos dias 14, 15, 16 e 17, as ações acontecem nos principais pontos que receberão programação de Carnaval na cidade, como a Lagoa de Iriry, Costazul e o Centro, reforçando também a campanha “Não é Não!”, que combate a importunação sexual e o assédio contra as mulheres.

“A previsão é contarmos com equipes da Vigilância em Saúde, que vão atuar conosco trazendo a campanha contra a dengue e outras doenças. A Secretaria de Saúde vai levar campanhas de prevenção e orientações de diversos serviços. Teremos também a campanha ‘Não é Não’, com os agentes da Patrulha Maria da Penha, além da distribuição de materiais informativos. A FIA vai trabalhar com pulseiras de identificação para crianças, orientando pais e responsáveis sobre a importância da atenção redobrada durante o Carnaval”, detalhou a subsecretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Clécia Andrade.

A gestora contou ainda que, durante os próximos dias, desde o início da semana que antecede o Carnaval, as equipes também realização ações de fiscalização sobre os comércios da cidade, visando o combate à exploração do trabalho infantil.

“Os materiais distribuídos trarão a identificação das campanhas e QR Codes com os principais canais de denúncia. O foco principal será o combate ao trabalho infantil e ao assédio sexual, mas todas as equipes atuarão de forma conjunta para promover um Carnaval tranquilo e para toda a família”, completou Clécia Andrade.

Leave a Comment