X

Rio das Ostras reforça ações de prevenção de alagamento em toda cidade

A Prefeitura de Rio das Ostras intensificou os trabalhos de prevenção de alagamentos nessa semana, com ações de vistoria, desobstrução de galerias, e fiscalização voltadas para o combate às ligações irregulares de esgoto na cidade.

Realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), as ações seguem um cronograma iniciado desde o ano passado, e que foi reforçado nesse início de ano, com a chegada do verão, período de chuvas fortes que podem causar transtornos à população.

Com isso, os trabalhos vêm sendo intensificados desde os primeiros dias de 2026, com ações voltadas para a prevenção de novos alagamentos, além de visar a proteção do meio ambiente, especialmente de rios, praias e lagoas da poluição.

Segundo o município, o planejamento de ações do SAAE já contemplou a orla do Centro e o bairro Nova Cidade, além do atendimento de denúncias de esgoto clandestino na Enseada das Gaivotas e no Chácara Mariléa.

Na última passada, as equipes estiveram na Extensão do Bosque, dando continuidade ao trabalho intensivo de inspeção e limpeza de caixas-ralos e galerias, equipamentos fundamentais para garantir o escoamento das águas das chuvas e prevenir alagamentos.

Ao todo, foram duas denúncias de vazamento de esgoto, uma na Enseada das Gaivotas, causado por tubulações irregulares de um condomínio, e outra, no Chácara Mariléa, causado por falhas no funcionamento de uma bomba da Rio+Saneamento.

“Esse tipo de irregularidade é um dos principais problemas enfrentados pelo sistema, trazendo sérios prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente. As ligações clandestinas de esgoto estão diretamente relacionadas à poluição de rios, praias e lagoas, prejudicando a saúde de todos e o meio ambiente”, afirmou a prefeitura.

O município explica que o despejo irregular de esgoto nas galerias que deveriam escoar as águas das chuvas causa entupimento devido à acumulação de gordura e detritos domésticos, provocando alagamentos em períodos de chuva.

“A população está acompanhando o empenho da prefeitura para garantir a qualidade dos sistemas de saneamento de Rio das Ostras e acionando o SAAE para denunciar práticas ilegais, entre outros problemas. A participação da população é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, reforça o presidente do SAAE, Maycon Prata.

Leave a Comment