X

Rio das Ostras promove novas ações preventivas para evitar alagamentos

A Prefeitura de Rio das Ostras segue trabalhando em ações voltadas para a prevenção de enchentes e alagamentos, como as que afetaram a população do Âncora nesse início do ano, causadas em decorrência das obras de saneamento da Rio+ no bairro.

Nessa segunda-feira, 12, agentes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), estiveram no Nova Cidade realizando vistorias e desobstrução de redes de drenagem, além de ações de fiscalização para combater ligações irregulares de esgoto.

As ações incluíram inspeção de componentes como caixas-ralo e galerias, reforçando os cuidados do município com o sistema de drenagem, para o correto escoamento das águas pluviais, evitando assim novos casos de alagamentos na cidade.

De acordo com a prefeitura, as ações do SAAE seguirão concentradas no Nova Cidade nessa semana, com a realização de ações de limpeza e desobstrução de galerias, além de vistorias para identificar o despejo irregular de esgoto na rede.

“O despejo de esgoto na drenagem é um dos principais vilões da saúde pública e do meio ambiente. Quando o sistema é contaminado, esses resíduos acabam chegando até as praias, rios e lagoas, prejudicando a balneabilidade e causando mau cheiro. Além disso, a gordura e os detritos do esgoto doméstico e resíduos jogados nas vias públicas contribuem para obstruções nas galerias e caixas de drenagem, sendo a causa direta de muitos alagamentos em dias de chuvas”, detalhou o município.

A prefeitura lembra que as ações do SAAE seguem um cronograma iniciado em 2025, e que seguirá de forma contínua durante todo o ano de 2026, com a manutenção preventiva e corretiva do sistema de drenagem pluvial de vários pontos da cidade.

Presidente do SAAE, Maycon Prata ressalta ainda a importância da participação da população nos cuidados com a rede de drenagem pluvial, especialmente no descarte correto de lixo e de resíduos que pode causar danos ao sistema e provocar alagamentos.

“A colaboração da população é fundamental para que o esgoto e os resíduos tenham o destino correto e a drenagem flua sem impedimentos”, explica Maycon Prata.

Leave a Comment