Representantes do poder público e da Constellation Oil Services se reuniram na última terça-feira (9) em Rio das Ostras para discutir projetos de sustentabilidade. O encontro foi realizado no Parque dos Pássaros e contou com a presença do prefeito Carlos Augusto e secretários municipais de diversas pastas. Representantes da Associação de Empresas da Zona Especial de Negócios (AZen) também estiveram presentes.
A Constellation é uma das principais companhias brasileiras de perfuração offshore de petróleo e gás. No encontro, esteve presente a diretoria e a gerente de Sustentabilidade, Gabriela Bancaccio. O evento serviu também para que a empresa apresentasse o plano de metas em projetos ligados à biodiversidade.
Em sua apresentação, Gabriela expôs ações de biomonitoramento já realizadas pela empresa em outros municípios. Também foram discutidas sugestões de projetos voltados à preservação do manguezal, reflorestamento e iniciativas que envolvem forte participação de voluntários, uma marca das atividades socioambientais da companhia.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, destacou a prioridade da Prefeitura em desenvolver, junto à empresa, um projeto que gere legado ambiental para a cidade. Ele solicitou especificamente a elaboração de um estudo que viabilize a despoluição e a preservação da Lagoa de Iriry, um dos mais importantes cartões-postais do Município.
Após a apresentação, o prefeito Carlos Augusto e o secretário Ricardo Torres reforçaram um pedido à diretoria da Constellation para subsidiar a operação de uma embarcação especializada para realizar a retirada das macrófitas, vegetação que recobre parcialmente o espelho d’água da Lagoa de Iriry ainda antes da chegada do verão, período de maior fluxo de moradores e visitantes na região. A empresa ficou de analisar a viabilidade da solicitação e se comprometeu a dar uma resposta o mais breve possível.
Leave a Comment