X

Rio das Ostras divulga primeiros números do balanço do Carnaval 2026

A Prefeitura de Rio das Ostras divulgou, nessa quinta-feira, 18, os primeiros números do balanço do Carnaval 2026, especialmente sobre a atuação das equipes de serviços públicos e organização da folia em toda a cidade.

Além de uma programação variada, que reuniu a tradição dos blocos de rua no Centro e em Costazul com a música instrumental do Carna Jazz, a festa contou com diversos servidores trabalhando para garantir segurança e tranquilidade aos foliões.

Entre as medidas estiveram o aumento do efetivo das forças de segurança nas ruas e no mar, orientação aos motoristas, reforço no atendimento da saúde, distribuição de preservativos, testagem rápida para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e campanha contra a dengue.

No total, durante os 4 dias de folia, a cidade registrou mais de 2.800 atendimentos no Hospital Municipal, no Pronto Socorro, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além das ações do Resgate.

Para garantir a limpeza da cidade e da orla, o município contou com a atuação de 200 profissionais trabalhando 24 horas por dia, que foram responsáveis pelo recolhimento de mais de 1.320 toneladas de lixo entre coleta domiciliar, entulho e varrição.

A organização do Carnaval também contou com a atuação de equipes da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), e da Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura (Comfis), além da Divisão de Fiscalização Sanitária.

De acordo com a prefeitura, as ações conjuntas visaram a transparência nas relações de consumo e a promoção de boas práticas comerciais, com orientações sobre regras de consumação mínima, prevenção de cobranças indevidas e respeito aos direitos.

Os 4 dias de festa contaram ainda com ações da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência do Estado do Rio (Fia-RJ), no combate ao trabalho infantil, e da campanha “Não é Não”, voltada para a conscientização e combate ao assédio e à importunação sexual.

Segundo o município, ao todo, foram mais de 5 mil pulseiras de identificação distribuídas para os foliões durante a realização no bailinho do Carna Jazz, na Lagoa de Iriry, e na Praça José Pereira Câmara, no Centro.

“Este esquema especial, com o conjunto de medidas adotadas pela administração municipal, foram fundamentais para que as comemorações de Carnaval em Rio das Ostras transcorressem de forma organizada, segura e, acima de tudo, sustentável”, avaliou a prefeitura.

Leave a Comment