A Prefeitura de Rio das Ostras autuou a concessionária Rio+ Saneamento na última semana por mais um caso de vazamento de esgoto, dessa vez, em ruas do Village, encontradas em uma ação de fiscalização de rotina.
O caso do Village, identificado na última sexta-feira, 24, foi o 2º encontrado na cidade em menos de 3 dias, depois de ação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) ter descoberto outro vazamento, no Âncora, na quarta-feira, 22.
Segundo a prefeitura, a ação da última sexta foi realizada em conjunto entre o SAAE e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, constatando o despejo irregular por parte da Rio+, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade.
Depois de identificar o problema, o município autuou a empresa, determinando a solução imediata do vazamento, que vinha causando transtornos aos moradores e danos às próprias ruas do bairro, além de oferecer risco à saúde e ao meio ambiente.
Além da autuação, a prefeitura informou as irregularidades oficialmente à Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa), responsável pela fiscalização dos serviços, solicitando abertura de processo regulatório.
“O SAAE segue com o trabalho de fiscalização para garantir a correta destinação dos efluentes no município, contribuindo para promover qualidade de vida à população e proteção ao meio ambiente”, completou a prefeitura.
Procurada pela nossa reportagem para falar sobre as causas dos vazamentos de esgoto nas ruas do Village e do Âncora, e sobre as medidas para solucionar os problemas, a Rio+Saneamento não tinha respondido até o momento da publicação.
Leave a Comment