X

Restaurante Popular de Macaé completa dois anos servindo 1,4 mil refeições por dia a 1 real

Restaurante Popular. Data 17/05/2017. Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé-RJ

 

 Programa social da prefeitura garante acesso à alimentação de qualidade para a população por preço popular

 

 

Tunan Teixeira

 

O Restaurante Popular de Macaé, que trocou o centro da cidade pela Aroeira, segue como modelo de assistência social que garante acesso à alimentação de qualidade e nutritiva à população a apenas 1 real.

Se aproximando de completar 2 anos, no próximo dia 29 de julho, o local oferece 1.400 refeições diárias, com um cardápio baseado no programa de auxílio ao trabalhador, que fica em torno de 40% das necessidades energéticas de um adulto.

“Sempre nos preocupamos em introduzir alimentos saudáveis, por isso, optamos por assados e grelhados. Também utilizamos uma quantidade mínima de sal e açúcar e procuramos inserir frutas como sobremesa. As refeições garantem, pelo menos, metade dos nutrientes que um adulto necessita por dia”, disse a nutricionista do restaurante, Taís dos Santos, que contou ainda que o menu é composto por salada, guarnição, algum tipo de proteína, além de suco e sobremesa.

Além de nutricionista, a equipe do Restaurante Popular, que é gerido pelas Lojas Maçônicas, que recebem subsídio da prefeitura para servir os pratos a 1 real, conta com uma assistente social que realiza pesquisa de qualidade e orientação.

“Além da alimentação saudável, algumas pessoas necessitam de ajuda para dar prosseguimento à trajetória de suas vidas. Todos os dias realizamos cerca de 20 encaminhamentos a órgãos responsáveis. Os locais mais acionados são o Centro de Referência de Assistência Social (CRES) da Aroeira, e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)”, conta a assistente social, Rosângela Alves Aguiar.
O coordenador do Restaurante Popular, Carlos Eduardo Noronha, lembra que, diariamente, cerca de 40 pessoas, encaminhadas pelo Centro Pop, que funciona como  local de acolhimento para cidadãos em situação de rua, e almoçam gratuitamente no restaurante.

“O Restaurante Popular utiliza cerca de três toneladas de alimentos por semana. Também nos preocupamos em incluir o beneficiário em datas comemorativas. Na Semana Santa, por exemplo, oferecemos peixe. No Natal, bacalhau. São 160 lugares sentados e a espera demora em torno de 20 minutos. Quem tiver vontade de repetir a refeição, basta entrar na fila novamente”, contou Carlos Eduardo Noronha, acrescentando que 30 profissionais trabalham no local para receber bem o público, e lembrando que a iniciativa também prevê gratuidade às crianças de até 10 anos, recebendo, em média, 100 por dia.
O Restaurante Popular é uma parceria entre Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Direitos Humanos e Acessibilidade e Lojas Maçônicas do município, e fica na Rua Gastão Henrique Schueler, 153, na Aroeira. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, de 10h45 às 13h, ou até que sejam servidas as 1.400 refeições do dia, conforme estabelece o contrato.

 

Leave a Comment