Quissamã voltou a discutir um projeto de sustentabilidade nesta semana. O prefeito Marcelo Batista debateu em reunião com secretários na última terça-feira (13) a implantação de energia solar em 16 unidades da rede municipal de ensino. A reunião contou com a presença do secretário de Educação, José Henrique Abreu, e do secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Junio Selem, e também equipes técnicas.
O encontro teve como objetivo alinhar as próximas etapas da iniciativa e também agilizar processos necessários à implantação de uma usina de energia solar. O projeto também seria importante por auxiliar a reduzir os custos de energia elétrica nas escolas, permitindo assim que o poder público possa redirecionar esse recurso para outros projetos voltados ao bem-estar da população.
O projeto foi desenvolvido fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e Obras e está em sua fase inicial. O foco agora é na adequação das estruturas físicas das unidades escolares.
Para o prefeito Marcelo Batista, o investimento reúne responsabilidade ambiental e valorização da educação. “Estamos pensando no futuro das nossas crianças e do nosso município. Esse projeto integra sustentabilidade, economia de recursos públicos e inovação, além de preparar nossas escolas para um modelo de gestão energética mais consciente e eficiente”, destacou.
Em Quissamã, creches e escolas passaram por reformas e ampliações, além da construção de novas unidades. Todas as intervenções já consideram a infraestrutura adequada para a futura instalação das placas de energia solar.
Após a conclusão dessas obras, será realizada a licitação para a instalação do sistema de energia fotovoltaica. A medida permitirá a geração de energia limpa e renovável, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e para uma gestão pública mais eficiente.
O secretário de Educação, José Henrique Abreu, ressaltou que o projeto representa um avanço importante para a rede municipal.
“Estamos preparando nossas unidades escolares para o futuro, unindo sustentabilidade, economia e qualidade na educação. A energia solar vai permitir um funcionamento mais eficiente das escolas, garantindo que os investimentos retornem diretamente para a melhoria do ensino e do ambiente escolar”, afirmou.
Leave a Comment