X

Qualificação da mão de obra impulsiona a economia de Macaé

Curso de Qualificação - Caldeireiro Montador, na SmCorp Treinamentos. Macaé/RJ.

A qualificação da mão de obra tem sido um dos propulsores do crescimento econômico de Macaé. Entendendo a importância do setor para o município, o poder público vem investindo em cursos de formação principalmente voltados para o setor offshore. Foram mais de 1.300 vagas oferecidas em 15 cursos da Secretaria de Qualificação Profissional.

As oportunidades e cursos oferecidos são voltados tanto para as áreas onshore e offshore. De acordo com a Prefeitura, eles seguirão sendo oferecidos até dezembro, contando com aulas práticas e teóricas. O principal objetivo é possibilitar que o cidadão consiga concorrer e atender às demandas do mercado de trabalho.

Outro ponto de destaque é que os cursos em Macaé são oferecidos gratuitamente. No mercado eles custam entre R$ 800 a R$ 2 mil cada. A formação conta com técnicos especializados. Nas aulas teóricas são repassados conhecimentos, processos de trabalho, equipamentos, regulamentações do setor (como a NR 37, que estabelece regras de segurança), e procedimentos operacionais. Já nas aulas práticas que acontecem nos espaços de treinamento, os participantes recebem orientações quanto às habilidades técnicas específicas com foco na segurança e eficiência das operações.

Dentre os exemplos estão cursos Caldereiro Montador, Acesso por Cordas, Solda, T-Huet, e diversos outros. “Cada curso ofertado é uma oportunidade real de mudança. O objetivo é ampliar as oportunidades de preparação dos cidadãos macaenses para atender às demandas do mercado de trabalho e fortalecer ainda mais a economia local”, afirmou a secretária de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira.

Junto às turmas, o pedagogo Raphael Cardoso repassa orientações específicas teóricas e práticas essenciais para a fabricação e manutenção de estruturas e componentes metálicos, abrangendo desde a leitura de projetos até a execução das técnicas específicas. Na Caldeiraria, por exemplo, ele apresenta temas como leitura e interpretação de desenho técnico e corte e conformação. Já na solda são apresentadas questões como, processos de soldagem e preparação e acabamento.

 

Confira a relação dos cursos oferecidos:

Curso Básico de Segurança de Plataforma – CBSP (Salvatagem - 40h/450 vagas);Curso Acesso por Corda – Nível 1 (40h/75 vagas);

 

Curso Acesso por Corda – Nível 2 (40h/50 vagas);

Curso Acesso por Corda – Nível 3 (40h/50 vagas)

Curso de Delineador Industrial (Caldeiraria, Pintura e Estruturas Metálicas - 40h/50 vagas);

NR-11 – Operador de Empilhadeira (24h/25 vagas);

Planejamento e Controle da Manutenção – PCM (60h/75 vagas);

Treinamento em ROV - Remotely Operated Vehicle (40h/50 vagas);

Operador Hidrojatista (16h/50 vagas);

NR-33 – Espaço Confinado - Vigia e Trabalhador Autorizado (16h/ 75 vagas);

Caldeireiro Montador (160h/50 vagas);

Montador de Andaime (40h/25 vagas);

Pintor Industrial com Pistola (200h/100 vagas);

Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 6G (160h/100 vagas);

Almoxarife (180h/100 vagas).

Leave a Comment