X

Procon de Rio das Ostras divulga recomendações para consumidores de olho no Dia das Crianças

Com a chegada do Dia das Crianças nessa quinta-feira, 12, uma das datas mais importantes para o comércio, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Pronco) de Rio das Ostras reforçou o trabalho de fiscalização nos estabelecimentos comerciais da cidade.

Durante a ação, os agentes do Procon verificaram se os produtos expostos à venda estavam devidamente precificados e, principalmente, se os brinquedos continham o selo de advertência de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para garantir que não exista riscos às crianças.

Além do trabalho de fiscalização, o Procon de Rio das Ostras divulgou uma série de recomendações para os consumidores que ainda não compraram os presentes do Dia das Crianças e deixaram para a última hora.

Entre as recomendações do órgão está a para que os consumidores realizem uma pesquisa antes de realizar as compras, porque produtos idênticos podem apresentar grandes variações de preço entre os diferentes estabelecimentos comerciais.

“Ao realizar sua compra de forma virtual, fique atento ao prazo de entrega e às especificações do produto, e não deixe de verificar a classificação etária do brinquedo, que deverá ser adequada à idade da criança. O selo do Inmetro irá garantir que o produto passou por testes antes de ser liberado para comercialização”, avisa o Procon.

Outra dica importante do órgão é para os consumidores leiam as especificações nas embalagens dos produtos que desejam comprar, com objetivo de ser certificar de que não há agentes que possam causar intoxicações ou alergias.

O Procon de Rio das Ostras alerta ao consumidor para que não digite dados pessoais e não envie fotos de documentos para sites desconhecidos, seja por meio de links, aplicativos de mensagens e e-mails. Procure com outros consumidores verificar a credibilidade do site em que fará a compra, sempre se assegure de que outras pessoas já tenham comprado e não tiveram problemas. Realize uma pesquisa sobre o site na internet para consultar se existem observações e/ou restrições sobre a empresa que está ofertando o produto na internet”, detalha o Procon.

O órgão destaca ainda que o arrependimento é um direito do consumidor e pode ser exercido para compras realizadas pela internet, por telefone e até mesmo por catálogos, com 7 dias para desistir da compra, por qualquer motivo, sendo obrigatória a restituição do valor pago, inclusive do frete.

“Consumidor consciente exige sua nota fiscal, não importando a modalidade da compra”, reforça o Procon.

Segundo o órgão, é fundamental que os pais estejam atentos aos direitos das crianças durante as compras e denunciem qualquer irregularidade, lembrando a importância de pesquisar preços, verificar a segurança dos brinquedos e exigir nota fiscal.

“O Procon de Rio das Ostras está sempre à disposição para auxiliar e garantir uma relação de consumo justa e segura para as crianças”, afirmou o coordenador de Proteção e Defesa do Consumidor de Rio das Ostras, Rafael Macabu.

Leave a Comment