O objetivo é avaliar os possíveis danos causados pela ação
Nesta semana, uma perícia técnica com o intuito de avaliar os danos causados pela extração ilegal de areia, em Tamoios, distrito de Cabo Frio foi realizada por agentes das Coordenadorias de Assuntos Fundiários e do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, com o apoio do Batalhão Florestal. Também estiveram presentes na operação representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela fiscalização das APAs federais.
A ação ilegal foi identificada após denúncia de moradores, no Parque do Mico Leão Dourado, dentro da APA da Bacia do Rio São João, em Tamoios. As denúncias falavam sobre máquinas destruindo a mata e a restinga. As equipes da Prefeitura compareceram ao local e flagraram tratores e homens em plena atividade predatória.
Agindo de acordo com a legislação ambiental, os agentes solicitaram a licença para a ação no local, mas o que foi apresentado pelos criminosos foi um parecer negativo do ICMBio e uma negativa de alvará da Prefeitura de Cabo Frio. As mesmas pessoas já haviam sido notificadas pela ação irregular na mesma localidade, o que configurou reincidência. O tratorista e o responsável pela demarcação da área foram detidos e encaminhados à 126ª DP.
Leave a Comment