X

Prefeitura de Macaé decreta ponto facultativo para segunda e quarta-feira de Carnaval

Fachada da Prefeitura. Macaé/RJ. Data: 26/06/2018. Foto: Rui Porto FIlho

Com o início do Carnaval nessa sexta-feira, 9, a Prefeitura de Macaé decretou ponto facultativo para segunda e quarta-feira, dias 12 e 14, nas repartições públicas municipais, emendando com o feriado estadual da terça-feira, 13.

Segundo o município, durante os 3 últimos dias da folia, funcionarão normalmente apenas as repartições cujas atividades são consideradas essenciais e indispensáveis, como as unidades de urgência e emergência da Saúde, a Guarda Municipal, e os serviços de limpeza pública.

A prefeitura também confirmou que as escolas da rede pública municipal também ficarão fechadas durante o Carnaval, assim como no restante da semana, nas próximas, quinta e na sexta-feira, 15 e 16, devido ao recesso letivo.

Saúde – Além do funcionamento das repartições públicas, o município reforçou o pedido para que a população mantenha os cuidados para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chicungunya e febre amarela.

Com o tema “Não dê bobeira para o Bloco do Aedes”, a campanha da Secretaria de Saúde lembra que a dengue pode atingir pessoas de todas as idades, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“É importante evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por 1 ano e meio no ambiente. Prevenir a dengue depende dos cuidados que cada um realiza para eliminar os criadouros e, assim, evitar a reprodução do mosquito. A dengue é a doença urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, e não existe um tratamento específico. O mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios de água, daí a importância de todos se prevenirem contra a dengue, doença que pode evoluir para uma forma mais grave, como a dengue hemorrágica, e se tornar fatal se não for tratada a tempo”, detalhou a prefeitura.

Entre as orientações indicadas pela Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, estão, colocar areia nos vasos de plantas; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas e canos; não jogar lixo em vias públicas, terrenos baldios, lagos e rios; colocar o lixo sempre em sacos ou recipientes fechados; manter baldes, caixas d’água, cisternas e piscinas sempre tampados; usar repelentes nas partes expostas do corpo (seguindo as indicações do fabricante), principalmente, durante o dia quando o Aedes gosta mais de picar; verificar se há água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, baldes e em outros recipientes que acumulam água; tampar o vaso sanitário em desuso; limpar com frequência bandejas de ar condicionado e recipientes externo de geladeira; utilizar mosquiteiros sobre a cama e colocar telas em portas e janelas; tampar os ralos ou colocar desinfetante com frequência; lavar a vasilha de água de seu animal de estimação pelo menos uma vez por semana; ficar atento a lonas, carrinhos de mão, betoneiras, lajes, tonéis e poços de elevadores, em caso de obras; evitar acúmulo de objetos em áreas a céu aberto; eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes e cascas de coco em sacos que possam ser lacrados; e furar latas de alumínio antes de descartar para não acumular água.

Para denunciar locais com possíveis criadouros do mosquito, Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde oferece contato através do e-mail, cevas@macae.rj.gov.br, do Disque-Dengue 0800-022-6461, e do WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Leave a Comment