Segundo a prefeitura, espaço receberá apenas resíduos provenientes de podas e varreduras
Thaiany Pieroni
O bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio poderá receber um aterro sanitário. A notícia, que até então era vista como um ‘boato político’, em meio ao processo em que o bairro se encontra para fazer parte de Búzios, foi confirmada pela prefeitura.
De acordo com a administração municipal, a Comsercaf e Secretaria de Desenvolvimento, através da Coordenadoria-Geral de Meio Ambiente, estão fazendo um estudo para viabilizar a construção de um aterro sanitário no bairro Maria Joaquina para destinar apenas resíduos provenientes de podas e varreduras, não servindo para despejo de resíduos tóxicos ou orgânicos.
A prefeitura ainda explicou que o procedimento está dentro das regras do plano de resíduos sólidos e tem o objetivo de criar uma alternativa sustentável para minimizar o custo do destino final dos resíduos da cidade, que atualmente são enviados para o aterro sanitário particular Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia, onde o município paga por quilo de resíduo deixado. Segundo a prefeitura, ainda não há um prazo para a implantação do aterro em Maria Joaquina.
Pelo bairro, é possível perceber que a notícia não foi vista com bons olhos pela comunidade, que alega já sofrer muitos problemas oriundos do abandono do poder público com a localidade e que a implantação do aterro seria “inaceitável”. Além disso, o bairro está próximo de passar a pertencer ao município de Búzios e essa medida poderia afetar o andamento.
Leave a Comment