X

Prefeito de Iguaba Grande publica vídeo pedindo que população denuncie queimadas na cidade

Preocupado com o alto número de incêndios e queimadas no município, o prefeito de Iguaba Grande, Fabinho (CIDADANIA), publicou um vídeo nas redes sociais em que pede ajuda da população para denunciar a prática das queimadas.

No vídeo, o prefeito lembra que a prática é considerada crime no Brasil, segundo o Artigo 250 do Código Penal, que prevê pena de 3 a 6 anos de prisão, além de multa, para quem “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”.

“Nós temos observado na nossa cidade de Iguaba Grande, e em toda Região dos Lagos, muitos incêndios nos últimos dias. Eu quero começar me dirigindo a você, que junta aquele matinho em casa, aquele lixo, e coloca fogo no intuito de limpeza. E a você, que também coloca, de modo irresponsável, fogo no mato para limpar um terreno. Olha, isso configura crime. Eu quero aqui pedir o apoio a todos os moradores de bem que denunciem, que liguem 153, para a Guarda Municipal, ou 190, para a Polícia Militar. Gente, junto a gente pode combater isso. Isso é crime! Está tipificado no Código Penal, tem consequências”, lembra Fabinho.

O prefeito ressalta que, mesmo aqueles que não tem más intenções, podem incorrer no crime, aumentando um problema que vem crescendo não apenas em Iguaba Grande, como em várias cidades da região e em todo o Estado do Rio.

“A prefeitura, ela não consegue estar em todos os locais ao mesmo tempo. Por isso que eu venho aqui, pedir ajudo aos moradores que também compartilhem, para chegar nessas pessoas, que podem até estar fazendo sem maldade. Mas esse ato, ele traz consequências perigosas. A gente está num local aqui, onde, além de um crime ambiental, a gente vê que tem casas próximas, e que [os incêndios] poderiam causar transtornos e ferimentos graves para os moradores”, acrescenta Fabinho.

Para aqueles que acreditam que queimar o lixo é uma solução rápida em busca de limpeza de seus terrenos, o prefeito alerta para os riscos das queimadas para a saúde, especialmente ligado a problemas respiratórios.

“Além de causar incêndios, colocar vidas em perigo e destruir áreas verdes, a queima libera fumaça tóxica, prejudicando a saúde da população”, explicou Fabinho.

Leave a Comment