X

Orla de Macaé recebe mais de 500 ciclistas no 1º Pedal Amarelo Solidário, para a campanha Maio Amarelo

A campanha mundial do Maio Amarelo teve mais um evento na orla de Macaé nesse fim de semana, com o Pedal Amarelo Solidário nesse domingo, 28, que aconteceu na Praia da Imbetiba e na Lagoa de Imboassica com a participação de 500 ciclistas.

Promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana, a programação, além do objetivo da campanha do Maio Amarelo, que visa a prevenção e o combate aos acidentes de trânsito, promoveu a arrecadação de alimentos que serão destinados a famílias do Movimento Motivados pelo Autismo Macaé (MOPAM).

Segundo a prefeitura, o Pedal Amarelo Solidário atingiu um público que participa ativamente no dia a dia da cidade, já que a bicicleta é um meio de transporte muito usual, não apenas como prática esportiva, como também forma de deslocamento.

“Encerramos a programação do Maio Amarelo com a realização do 1º Pedal [Amarelo] Solidário e acredito que conseguimos alcançar o objetivo nesse mês de ações especiais voltadas à conscientização no trânsito. Fizemos vários eventos, como a corrida, com a participação de mais de mil pessoas, além das palestras em escolas, empresas, Escolinha de Trânsito, ou seja, diversas atividades para passar à população essa mensagem tão importante que é a responsabilidade no trânsito. Infelizmente, 90% dos acidentes de [trânsito de] Macaé, são por pura imprudência, ou seja, poderiam ter sido evitados. Então, nosso objetivo é esse, conscientizar para promover a segurança e, com isso, salvar vidas”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

Coordenador de Educação para o Trânsito de Macaé, Leandro Aracati ressalta que ações voltadas para os ciclistas estão entre as prioridades da Secretaria Mobilidade Urbana, reforçando a importância desse modal para o município.

“É um modal que é cada vez mais utilizado na cidade e esse 1º Pedal [Amarelo Solidário] vem ao encontro desse nosso objetivo de integração e ‘fomento’ da conscientização para que possamos ter um trânsito cada vez mais evoluído e respeitoso entre todos os que fazem parte dele”, afirmou Leandro Aracati.

Com concentração na Praia da Imbetiba, o evento teve um trajeto de cerca de 7,5 quilômetros (km) até os quiosques da Lagoa de Imboassica, com a participação de ciclistas de todas as idades e de 11 grupos de ciclismo da cidade.

Além da conscientização e união entre ciclistas de vários grupos da cidade, o evento também promoveu uma ação solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao MOPAM, que parabenizou a iniciativa.

“Ficamos agradecidos com essa ação social que será destinada a famílias cadastradas no nosso grupo e que precisam desse apoio”, informou a coordenadora do MOPAM, Lúcia Anglada.

Leave a Comment