X

Oficina de elaboração de portfólios para profissionais da cultura acontece em Macaé nesse sábado, 17

O CIEMH2 Núcleo Cultura, em Macaé, apresenta, nesse sábado, 17, a partir das 15h30, o projeto “Narrativas Femininas”, que promoverá uma oficina gratuita voltada para o tema “Construção de Portfólio para Trabalhadores da Cultura”.

Conduzida pela produtora cultura Aline Barbosa, a oficina pretende ajudar artistas locais a organizar e apresentar seus projetos de forma mais profissional, aproveitando as futuras oportunidades, como os recursos da Lei Aldir Blanc.

De acordo com a produção, o evento visa permitir que os profissionais da cidade consigam aproveitar “o atual momento favorável para a economia criativa e preparando-os para futuras oportunidades”.

Além disso, a oficina do projeto “Narrativas Femininas”, realizado pela Outrar Produções, é motivado pela necessidade de ampliar o acesso a informações técnicas fundamentais, rompendo barreiras que ainda limitam a atuação de muitos artistas e produtores culturais.

“Desde a pandemia, percebemos uma dificuldade em fazer com que os incentivos emergenciais chegassem a quem mais precisa, muitas vezes devido à falta de instrumentalização dos artistas. Essa oficina vem para ajudar a organizar a trajetória dos trabalhadores da cultura e prepará-los para aproveitar as oportunidades que estão por vir. Vale ressaltar que esse encontro acontecerá em um momento muito oportuno, onde a economia criativa está aquecida e com uma previsão de recursos da Lei Aldir Blanc para os próximos 5 anos”, explicou o diretor do projeto “Narrativas Femininas”, Marcelo Fonseca.

Idealizadora de importantes eventos culturais na cidade, como o Festival de Arte Pública de Macaé (MACAÉRUA), a produtora cultural Aline Barbosa ajudará os participantes na organização de seus acervos pessoais, ensinando desde a seleção de informações até a construção de um portfólio bem diagramado.

“O portfólio é exigido em praticamente todos os editais, pois comprova a atuação cultural do proponente. Por isso é fundamental que esse documento esteja organizado de forma correta e é nesse sentido que espero contribuir na realização dessa oficina”, contou Aline Barbosa.

Antes chamado Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop, o CIEMH2 Núcleo Cultural funciona na Rua Eleosina Pereira de Queirós Matoso, 105, Sol y Mar, oferecendo oficinas gratuitas em diversas áreas da arte e da cultura.

Leave a Comment