Segundo a prefeitura, unidade atende, em média, 500 pessoas por mês
Foto: Rui Porto Filho
Da Redação
Considerado pelo Ministério da Saúde como o local prioritário de atenção básica à saúde na estrutura do SUS, a Unidade Básica de Saúde é referência de atendimento para os moradores do bairro Imboassica, em Macaé.
O posto, que está em novo endereço, conta com uma equipe multiprofissional responsável por uma média de 500 atendimentos por mês, entre consultas e procedimentos de enfermagem.
E as mudanças parecem ter sido aprovadas pelos moradores, como atesta Marli Fernandes Couto, de 70 anos, e que há 40 anos, reside em Imboassica.
“Meu esposo descobriu um câncer, graças ao atendimento criterioso dos profissionais que, assim que desconfiaram do problema, o encaminharam para o especialista. Não tenho o que reclamar, sou bem tratada por todos, faço minhas consultas e recebo meus medicamentos”, contou Marli.
Segundo a prefeitura, os usuários destacam a importância da unidade para o bairro, já que o mesmo fica distante da área central do município, como lembra a dona de casa, Celma de Jesus Lisboa.
“Não precisamos sair daqui para sermos consultados, somente, em caso muito específico”, contou a moradora, feliz porque o posto também tem serviço de pediatria para atender seus netos.
O aposentado Amilton Manhães, 81 anos, foi outro que não poupou elogios à equipe da unidade.
“Temos que valorizar os serviços e profissionais que estão no nosso bairro para nos atender. Aqui somos tratados com muito carinho e respeito”, agradeceu o aposentado.
O atendimento da UBS de Imboassica acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h e conta com médico ginecologista, pediatra e clínico, consulta e procedimento de enfermagem como curativo, verificação da pressão arterial e glicemia, além de coleta de preventivo e dispensação de medicamentos.
Segundo o administrador da unidade, Wantuil Valente, alguns projetos poderão ser implementados graças à nova estrutura da unidade, que passou a atender na Rua A, 42.
“Já recebemos a equipe do Programa de Imunização para vacinar os moradores contra a gripe e a febre amarela. Estamos planejando outras ações voltadas inclusive, para o público masculino”, revelou Wantuil.
A prefeitura informou também que as consultas para clínica médica e ginecologia são marcadas às segundas-feiras, e para pediatria, às segundas e sextas-feiras. Já o atendimento de pediatria acontece às segundas e sextas-feiras, e a clínica recebe pacientes às sextas, enquanto a ginecologia atende às terças e sextas-feiras.
Leave a Comment