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Moradores da Região dos Lagos sofrem com má qualidade do fornecimento de energia

PROCON de Arraial do Cabo orienta consumidores sobre seus direitos

Thaiany Pieroni

Na Região dos Lagos, as reclamações com relação as constantes quedas de energia tem aumentado a cada dia. O problema recorrente prejudica não só o morador, mas também os empresários, como donos de pousadas e estabelecimentos comerciais, além de gerar prejuízos de várias formas, que vão desde defeitos em aparelhos eletroeletrônicos, até a necessidade de interromper o trabalho em determinados comércios.

Em Tamoios, distrito de Cabo Frio, desde o feriado de 07 e setembro, que os moradores tem relatado quedas de energia constantes. O problema é identificado em todos os bairros da localidade e aparece através de breves picos de energia ou mesmo com falta de energia durante a noite inteira.

Isabel Alamar conta, que ficou cinco noites seguidas sem energia, isso sem falar, nos picos durante o decorrer do dia. A situação gerou alguns transtornos para a autônoma.

“Eu tinha um bolo encomendado para entregar e não conseguia fazer o procedimento necessário porque precisava da batedeira e automaticamente da luz. Tive que recorrer a minha filha que mora em outro bairro para trabalhar”, desabafou.

Apesar da distância entre as localidades, em Arraial do Cabo, os moradores também relatam o mesmo problema. A moradora da Praia Grande, Ana Clara, conta que passou a desligar tudo que pode antes de dormir para evitar mais transtornos.

"Estou desligando os aparelhos da minha casa quando vamos dormir, é uma solução que encontramos para não termos problemas maiores", contou Ana Clara.

Já Leon Rocha, morador da Praia dos Anjos, teve a geladeira de sua residência queimada, em função das quedas de energia. "Percebemos que muitas placas de gelo estavam despencando do freezer, quando o técnico foi conferir, constatou o defeito".

Diante dessa situação, o PROCON de Arraial do Cabo emitiu um comunicado informando que está disponível para esclarecer todas as dúvidas dos consumidores quanto ao problema. De acordo com Márcio Lisboa, o consumidor que se sentir lesado, deve procurar a sede do PROCON e fazer o registro, para que posteriormente o órgão possa cobrar os direitos à empresa responsável, que neste caso é a ENEL.

"Basta trazer RG e CPF, juntamente com uma conta de energia onde contenha o número do cliente, para que possamos acionar a concessionária e cobrar o ressarcimento dos prejuízos", afirmou o coordenador do PROCON.

Já o Prefeito da cidade, Renatinho Vianna, marcou uma reunião para a próxima sexta-feira, 29, com representantes da ENEL, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade. O objetivo é cobrar esclarecimentos sobre o problema.

"Precisamos entender o que está acontecendo, pois uma cidade inteira não pode sofrer tanto tempo com o mesmo problema. As reclamações são de praticamente todos os bairros, por isso os moradores podem ter a certeza que estaremos acompanhando, rigorosamente, a resolução do caso", disse o prefeito.

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