X

Macaé terá programação em todo o mês de junho para celebrar Dia Mundial do Meio Ambiente

A Prefeitura de Macaé celebra nessa quarta-feira, 5, lança o projeto “Uma vida, uma árvore: nasce uma criança, planta-se uma árvore”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.

Lançado em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, através da Coordenadoria da Pronta Ação, o projeto vai doar espécies nativas e exóticas aos pais e mães que registrarem, nessa quarta, nascimentos de bebês em uma unidade hospitalar de Macaé.

Segundo o município, o objetivo da ação é difundir e estimular a consciência sobre a preservação do meio ambiente através da doação de mudas diversificadas, com etiquetagem informando a espécie científica e popular.

“Na mesma etiqueta, o casal irá citar dados como nome da criança, a data de nascimento, local onde nasceu e os nomes dos responsáveis. A proposta é que mediante o crescimento das mudas e das crianças, os familiares incentivem e participem de atividades de preservação do verde da cidade, se conscientizando da responsabilidade de também manter e cuidar da Macaé arborizada”, explicou a prefeitura.

Segundo o coordenador da Pronta Ação, César Romero, a coleta de informações de registros de nascituros se dará com parcerias estabelecidas pela Coordenadoria da Pronta Ação e unidades hospitalares situadas em Macaé.

“A entrega das mudas aos responsáveis de nascituros observará regras sobre o plantio e normas de urbanismo vigentes. A família pode escolher o local do plantio”, contou César Romero, que acrescenta que “é importante para o cidadão estar inserido no processo de relação sustentável, primando pela redução de impactos e agressão ao meio ambiente, pois é no espaço urbano que se dá a necessidade do equilíbrio e uma relação mais saudável com o ambiente. Criem crianças correndo pelo jardim, mas jamais negue-as a liberdade de plantar árvores”.

A prefeitura lembra que a cidade comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e criar debates e reflexões sobre questões ambientais e a tarefa de cuidar do planeta.

Além do lançamento do projeto, a prefeitura preparou uma extensa programação durante todo esse mês de junho para comemorar a data criada em Conferência da ONU na cidade de Estocolmo, na Suécia, em 1972.

A programação começa nessa quarta, 5, na orla do Bar do Coco, das 8h às 17h, com a realização das atividades lúdicas e oficinas, entre outras ações voltadas para a conservação do meio ambiente.

“Logo na 1ª semana, teremos uma ação na Praça do Bar do Coco em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a participação de alunos da rede [pública] municipal e aberta a toda comunidade. Nas semanas seguintes teremos muitas atividades em vários locais da cidade”, contou a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales.

Além da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, que aderiu à Campanha Junho Verde, criada pelo governo federal, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade local sobre as questões relacionadas ao ambiente, a programação contará com a participação da Secretaria de Educação, da Guarda Municipal, e do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leave a Comment