Um dos maiores eventos esportivos das Américas pode desembarcar em Macaé. A cidade recebeu na última segunda-feira (8) um convite para sediar o Pan-Americano de Donwhill 2026. A informação foi confirmada durante uma reunião entre o prefeito Welberth Rezende e Felipe Avelar, responsável pela realização e divulgação da competição, que conta com a chancela da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Inicialmente, os organizadores planejam que o evento seja realizado em Macaé entre os dias 18 e 23 de março do próximo ano. O local escolhido foi a pista localizada na região serrana de Macaé, que é conhecida nacionalmente como uma das melhores do país para a modalidade.
Outros fatores também contam a favor de Macaé na corrida para sediar o evento. E um deles é o fato do município ter hoje a segunda melhor rede hoteleira do Estado do Rio de Janeiro. A economia pujante e o aeroporto em operação também contam bons pontos. Foi levado em consideração também o fato do município possuir uma ampla conectividade à internet e uma localização privilegiada entre a serra e o mar.
O prefeito Welberth Rezende demonstrou interesse na proposta e reconheceu o potencial de visibilidade que o evento pode trazer ao município. No entanto, afirmou que a participação da prefeitura dependerá de estudos dentro do orçamento futuro.
“É um projeto grandioso e que, sem dúvida, colocaria Macaé ainda mais em evidência no cenário esportivo internacional. Vamos avaliar com responsabilidade”, afirmou.
A reunião foi realizada no gabinete do prefeito junto com o secretário municipal de Esportes, César Maillet; o subsecretário, Rodrigo Caldeira; e o vereador Marvel, ex-secretário da pasta. Avelar destacou que Macaé possui a estrutura necessária para receber atletas e milhares de visitantes esperados para o evento por isto desponta como primeiro nome para sediar o PAN.
Avelar estava acompanhado do atleta Nestor Vidal, nome de destaque no cenário nacional do downhill. O esporte é uma modalidade do ciclismo de montanha, de velocidade em declive, enfrentando obstáculos naturais e artificiais.
Leave a Comment