Macaé vai receber no próximo sábado (8) a 2ª edição da Feira de Cordel e Cultura Nordestina. O evento será realizado na quadra do Colégio Atlântico do Parque Aeroporto. A expectativa é reunir ritmo, cor e poesia em um só lugar, destacando versos e a cultura local. A feira será realizada das 14h às 19h.
A boa notícia é que o evento será gratuito e aberto ao grande público. A feira deverá reunir arte, gastronomia, música, teatro, literatura e oficinas com o objetivo de valorizar as tradições nordestinas que fazem parte também da formação cultural de Macaé.
Como parte da programação, o Colégio Atlântico irá abrir a tarde com uma mostra inspirada na literatura nordestina. Na sequência, os presentes poderão conferir o espetáculo teatral “No Mei do Sertão”, da Cia. Miart. Já o encerramento está prevista para ser realizado com o show de Pedro Paulo e o Trio Poeira do Sertão, às 18h. Cabe frisar também que o evento irá contar com a presença de um intérprete de libras e estrutura adaptada com acessibilidade.
A programação vai contar ainda com barracas de artesanato e culinária típica, com delícias como acarajé, tapioca, bolos caseiros e cuscuz, até apresentações culturais e atividades educativas. A escrita popular em verso ganha destaque nas oficinas e contações de histórias da cordelista Edna Gomes, que ensina o público a criar seus próprios cordéis e encanta com suas narrativas rimadas.
A feira “Tradições em Versos – Feira de Cordel e Cultura Nordestina” é uma realização da Enthusia Produção, através da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal, via Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Leave a Comment