X

Macaé participa de Dia D Estadual de vacinação antirrábica nesse sábado, 23

Vacinação Antirrábica no bairo de Areia Branca. Macaé/RJ.

A Prefeitura de Macaé participa, nesse sábado, 23, do Dia D Estadual de Vacinação Antirrábica Animal, promovido pela Secretaria de Saúde, que vai disponibilizar postos de vacinação em vários bairros e localidades da cidade.

De acordo com o município, o objetivo da ação da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde é imunizar cães e gatos de estimação contra a raiva, doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos.

“Essa vacina é de dose anual. Os animais imunizados na campanha municipal, realizada de abril a maio desse ano, não têm necessidade de reforço”, explicou a prefeitura.

Para a campanha desse sábado, a Secretaria de Saúde disponibilizará a vacinação antirrábica das 9h às 16h, na Praça Arlindo Mourão, na Aroeira; na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Ajuda; na Praça Washington Luiz, no Centro; na quadra de futebol do Lagomar, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA); nos campos de futebol das Malvinas e do Novo Horizonte; na praça principal do Parque Aeroporto; no Colégio Coquinho, na Praia Campista, e na Praça Santo Antônio, no Visconde; além da praça central de Glicério, na região serrana.

A prefeitura lembra que a vacinação antirrábica está disponível durante todo o ano na Unidade Básica de Saúde Animal (UBS Animal), que fica no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em São José do Barreto, e também em unidade de atendimento da região serrana.

“Cães e gatos a partir de 4 meses de idade já podem ser vacinados. O imunizante não é indicado para animais doentes muito debilitados e para cães e gatos fêmeas prenhas e amamentando. É recomendado levar cães com coleira e guia e os gatos em caixas de transporte ou em sacolas de pano. Cães com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Será o tutor que segurará o animal para a vacinação e deve garantir a integridade do agente da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde”, explicou o município.

De acordo com o coordenador do órgão da Secretaria de Saúde, Flávio Muniz, a expectativa da ação desse sábado é de repetir o atendimento que a equipe já vem prestando aos animais de estimação nas vacinas aplicadas durante todo o ano, sempre com segurança para os bichanos.

“Vacinamos de 20 mil a 22 mil animais por ano e nunca tivemos problema por reação à vacina. É muito difícil o animal apresentar alguma reação. Mas vômito pode ser considerado uma reação normal. A vacinação antirrábica é uma ação do Ministério da Saúde para controlar essa zoonose (raiva) já erradicada pela vacina e que pode ser letal para os seres humanos. O atestado de vacina antirrábica é exigido para viajar em transporte público com o animal para outros estados”, ressalta Flávio Muniz.

Leave a Comment