O serviço de Hemoterapia de Macaé está se mobilizando com o objetivo de aumentar o fluxo de doação de sangue no município. A preocupação é com a chegada do feriado prolongado e com as festas de fim de ano, um período em que naturalmente o número de doações caem e é preciso repor o estoque.
A mobilização terá como o Dia D de Doação de Sangue no próximo dia 29 de novembro, das 7h30 às 17h no Serviço Municipal de Hemoterapia que fica na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro. O atendimento por lá também funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Para mais informações, ligue (22) 2796-1756.
Os responsáveis afirmam que não importa o tipo sanguíneo, o que é importante é reforçar o estoque de sangue no serviço municipal. Além disso, outro objetivo é destacar a doação como um gesto de amor e que salva vidas. Durante o Dia D, os voluntários poderão fazer a doação, dentro do horário estabelecido. Mas vale ressaltar que, o local funciona de segunda a sexta e é importante a participação antes mesmo do dia 29.
“É necessário que os voluntários à doação de sangue compareçam antes mesmo do Dia D, ainda nesta semana, pois os nossos estoques estão baixos e estamos à véspera de um feriado prolongado. É muito importante o comprometimento dos voluntários que possuem os tipos sanguíneos O positivo e O negativo a doarem ainda nesta semana e na próxima, que são de curta captação”, orienta Karla Ferreira, assistente social do setor.
Para facilitar o acesso à doação, é possível fazer um agendamento eletrônico, por meio do portal oficial da prefeitura, na aba "Doe Sangue". Nesse espaço, o doador irá preencher seus dados e marcar o dia e horário da doação.
Os requisitos básicos para doação são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação); apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.
Leave a Comment