Com o final do ano letivo muitas das escolas municipais já estão voltadas para o planejamento do próximo ano. Em Macaé, a Secretaria de Educação (Semed) informou que o início da primeira fase da Pré-Matricula para o ano letivo de 2026 será no dia 8 de dezembro. Essa fase será voltada para os que buscam ingressar na Educação Infantil Infantil / Pré-escola (Pré I e Pré II), no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais (1º ao 9º ano de escolaridade), na Educação de Jovens e Adultos (Etapa I a IX) e no Ensino Médio (Região Serrana).
O poder público informa também que o cadastro ficará disponível à população até o dia 23 de dezembro deste ano, contemplando estudantes que desejam ingressar na rede pública municipal de ensino.
Cabe destacar que, de acordo com a Portaria 147/2025, a Pré-Matrícula é destinada a candidatos não pertencentes à rede municipal, estudantes que foram considerados evadidos em 2025 e casos específicos previstos na legislação.
Os pais também precisam estar cientes de que o processo deverá ser realizado de forma online pelo link: matricula.educamaismacae.net, que estará disponível para acesso a partir das 9h do dia 8 de dezembro. O responsável poderá indicar até duas unidades escolares mais próximas da residência.
O resultado da primeira fase será divulgado em 20 de janeiro de 2026, e os candidatos alocados deverão efetivar a matrícula presencialmente na unidade escolar de destino entre 20 e 23 de janeiro, apresentando a documentação prevista no Anexo I da Portaria.
Todos os critérios utilizados para alocação dos alunos, bem como da previsão de vagas estão estabelecidos na portaria 147/2025, disponível na íntegra no portal oficial da Prefeitura: macae.rj.gov.br.
Leave a Comment