A coleta seletiva é uma realidade em Macaé. Com a instalação de Ecopontos, o poder público conseguiu ampliar as ações no município, que agora conta com mais locais destinados ao recebimento de materiais recicláveis. Dois desses novos pontos já estão em funcionamento. São eles: Bairro Pecado (entrada do bairro) e Praça Washington Luiz, no Centro.
A Prefeitura de Macaé informou também que nas próximas semanas outros Ecopontos terão suas instalações finalizadas e vão passar a atender a população em diferentes regiões da cidade. São eles: Parque Aeroporto (Praça da Ampra), Lagomar (após o terminal) e Córrego do Ouro (Praça Principal).
Os responsáveis reforçam que os moradores devem levar aos Ecopontos materiais como papel, plástico, vidro e metal, sempre limpos e secos. Quem ainda não conta com Ecoponto próximo ou coleta porta a porta já pode iniciar a separação dos recicláveis em casa e utilizar os pontos disponíveis, que estarão ampliando o atendimento nas próximas semanas.
“Os Ecopontos são uma alternativa importante para ampliar a coleta seletiva em Macaé. Eles permitem que a população participe ativamente, levando seus recicláveis de forma organizada. Estamos avançando para que toda a cidade tenha acesso ao serviço de coleta seletiva. Mas o sucesso depende da colaboração de cada morador: separar corretamente é fundamental para transformar a relação da cidade com o lixo e construir um futuro mais sustentável”, disse um responsável.
Além dos Ecopontos, a coleta seletiva porta a porta já está em funcionamento em diversos bairros: Segunda-feira: São Marcos e Jardim Guanabara; Terça-feira: Pecado; Quarta-feira: Jardim Santo Antônio, Nova Macaé e Jardim Vitória; Quinta-feira: Barreto, Barramares, Jardim Franco e Franco Plaza; Sexta-feira: Aroeira, Jardim Pinheiro, São Jorge, Santana e Santa Mônica
Os moradores devem colocar os recicláveis na porta de casa até às 8h da manhã do dia da coleta seletiva; dê preferência a sacolas claras ou caixas de papelão.
Leave a Comment