X

Jornada ESG tem sua última edição nessa quarta, 27, no Porto do Açu, em São João da Barra

O Porto do Açu, em São João da Barra, recebe, nessa quarta-feira, 27, a última edição da Jornada ESG, promovida em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), que já envolveu mais de 200 representantes de empresas da região.

O evento acontece a partir das 10h, no Centro de Visitantes do Porto do Açu, e deve discutir o Eixo G, tendo como palestrantes, Ana Carla Torres, da Firjan, e Rodrigo Guedes, da Prumo Logística, que vão abordar as melhores práticas de gestão empresarial, trazendo inspirações para empresas de todos os portes e tamanhos.

“O evento está sendo de tanto sucesso que já está inspirando outras regionais da Federação a fazerem algo semelhante pelo interior do Rio. Nessa última etapa, abordaremos as melhores práticas de gestão corporativa, com dicas e exemplos que poderão ser replicados nas empresas da região, contribuindo assim para a modernização dos processos locais”, comentou o presidente da Firjan Norte Fluminense (Firjan NF), Francisco Roberto de Siqueira.

Na programação estão as palestras sobre “compliance”, abordadas pela coordenadora de Compliance da Firjan, Ana Carla Torres, e pelo coordenador de Compliance da Prumo Logística, Rodrigo Guedes, do grupo que desenvolve o complexo do Porto do Açu.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, que vem do verbo, em inglês, “to comply”, que se refere ao “ato de cumprir”, o tal “compliance” engloba todo o conjunto de regras que o negócio precisa seguir, como padrões, legislações, regulamentos e conduta ética específicos de cada setor.

“Na prática, o ‘compliance’ tem papel fundamental para garantir a segurança de instituições e minimizar riscos. Nesse sentido, como já foi dito, envolve o cumprimento de comportamentos, regulamentos, normas e leis formulados interna e externamente, visando assegurar o funcionamento ético e legal da organização”, explica um artigo do site da Exame, publicado em dezembro de 2022 e atualizado em julho desse ano.

Para o gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron, integrar as práticas ESG (sigla do inglês para Environmental, Social and Governance, ou práticas ambientais, sociais e de governança) nas estratégias de negócios é uma realidade sem volta e uma jornada compartilhada entre as empresas e sua cadeia de valor.

“Nessa jornada, a informação e o conhecimento sobre o contexto e perfil de atuação das empresas é fundamental para a incorporação de critérios ESG na gestão empresarial. Essa foi a tônica observada no conjunto de eventos da Jornada ESG promovida pelo Porto do Açu e pela Firjan ao longo dos últimos meses. Essa iniciativa coloca o Porto do Açu em papel de destaque como uma empresa transformadora na região e destaca a Firjan como promotora da competitividade e do crescimento sustentável das indústrias do Estado do Rio”, acredita Jorge Peron.

De acordo com a Firjan, mais de 200 representantes de empresas da região já participaram da Jornada ESG, que teve seu 1º encontro no último dia 27 de junho, quando representantes da Federação e do Porto do Açu deram um panorama geral do conceito.

“Nos painéis anteriores, foram discutidos os Eixos E/A (Environmental/Ambiental) e S (Social), ambos na sede da Representação Regional da Federação, em Campos [dos Goytacazes]. Diversas empresas contribuíram apresentando casos de sucesso e ações que podem ser adotadas por micro, pequenas e médias empresas. O conceito ESG foi desenvolvido a partir do relatório “Who care wins” (que, em tradução livre do inglês, seria “Quem se importa, ganha”), lançado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004, que estabelecia novas diretrizes e recomendações para o mercado financeiro sobre como integrar questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos e serviços de corretagem imobiliária”, acrescenta a Firjan.

Leave a Comment