X

Hakelly Maximiano brilha no atletismo e leva o nome de Macaé ao mundo

Macaé vive um momento de retomada em diversas frentes. O município que voltou a ser pujante na economia começa também a ser uma referência esportiva. E a prova disso é a atleta Hakelly de Souza Maximiano da Silva. A jovem de apenas 16 anos vem enfileirando títulos e conquistas marcantes no atletismo, tendo inclusive representado o Brasil em competições internacionais.

Hakelly é beneficiária do Programa Bolsa Atleta. Ela estuda no Ciep Municipalizado 455 Maringá, no Campo D’Oeste. A jovem começou a treinar há três anos e, nesse período, vem acumulando conquistas que colocam Macaé em destaque no cenário esportivo municipal, estadual e até mesmo internacional. Hoje ela conta com o auxílio do treinador Hiller Franco Entringer, professor da rede municipal e Técnico em Esportes da Secretaria municipal de esportes.

Em uma das façanhas recentes, Hakelly faturou o 4º lugar na prova dos 100 metros do Troféu Brasil, competição que reuniu aos melhores atletas do país agora em São Paulo no último dia 31 de julho. Na ocasião, a atleta quebrou os recordes brasileiro e sulamericano sub-18, com a marca de 11”37. Ela também conquistou a medalha de prata na prova dos 200 metros, vencendo atletas com experiência olímpica e também bateu o recorde da prova na categoria sub 18, com a marca de 23"30, superando a marca de 23"35, de 2019.  A expectativa é que esses recordes perdurem por muitos anos.

Para atingir seus objetivos, a atleta precisa se dedicar a uma rotina bastante puxada. “Realizo os meus treinos na pista de atletismo da escola onde estudo e complemento no Studio Supera, parceiro do programa de atletismo”, disse Hakelly.

A competidora venceu todas as competições nacionais das categorias de base que disputou, os Jogos Escolares da Juventude ( para estudantes de até 17 anos), os campeonatos brasileiros sub-16, nas provas de 75 e 250 metros rasos e sub-18 nas provas de 100 e 200 metros em 2023, com apenas 14 anos. Em 2024, venceu o Brasileiro sub-20 e sub-23 nas provas de 100 e 200 metros rasos, com apenas 15 anos, além de se tornar Bicampeã dos Jogos da Juventude nestas mesmas provas.

Em 2024 também conquistou medalhas em competições internacionais, no campeonato sul-americano sub-18 e sub-20, na Argentina e no Peru respectivamente. Disputou a Gymnasiade internacional no Bahrein e os campeonatos mundiais de atletismo sub-20 no Peru.

Foi eleita por um júri técnico e pela imprensa a Atleta Revelação do país no atletismo e foi premiada pela Confederação Brasileira de Atletismo em São Paulo. Agora em 2025, foi tri campeã nas provas dos 100 e dos 200 metros rasos no Campeonato Brasileiro sub-18, no mês de junho em Cuiabá/MT e venceu as mesmas provas no Campeonato Ibero Americano sub 18, em Assunção - Paraguai, no mês de julho.

Os novos desafios para a atleta Hakelly e seu técnico Hiller não param e para este ano, a jovem atleta tem pela frente os Jogos da Juventude, o campeonato brasileiro sub-20 em setembro, o Sulamericano sub 20, em Lima - Peru, em outubro.

Leave a Comment