Uma jiboia de três metros de comprimento foi resgatada em Macaé pela Guarda Ambiental após ter sido encontrada em uma área urbana do município. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (12). O animal é da espécie Boa Constrictor e foi capturada após a unidade ser acionada pelo chamado no bairro Virgem Santa.
A equipe da guarda realização a contenção do animal com base nos protocolos técnicos de segurança. Os profissionais realizaram uma avaliação preliminar e constataram que o animal estava em boas condições de saúde. O relatório apontou também que não foram registrados sinais de ferimentos ou estresse. Após a contenção segura, foi feita a soltura.
Os guardas ambientais reforçaram também que durante o processo foram seguidos os princípios de conservação da fauna silvestre e a jiboia foi solta em seu habitat natural, em área de mata preservada, adequada para sua espécie e distante de zonas habitadas.
A Guarda Ambiental reforça a importância do acionamento responsável em casos dessa natureza, visando garantir a segurança da população e o bem-estar dos animais silvestres. Quando avistar um animal desse tipo é aconselhável manter distância e evitar capturar por conta própria. A atitude correta é entrar em contato com a Guarda Ambiental de Macaé através do telefone (22) 99101-7323 que funciona 24 horas.
A jiboia Boa constructor pertence à família Boidae e é conhecida por ser uma das maiores cobras do Brasil, podendo atingir até quatro metros de comprimento. Ela é constritora, o que significa que consegue capturar as suas presas pela constrição do corpo e não, pela picada. Esta espécie é não venenosa e encontrada em várias regiões tropicais das Américas.
Leave a Comment