X

Feriado da Semana Santa movimenta o Mercado de Peixes de Macaé, que tem show na manhã desse sábado, 8

Com a chegada do feriado da Semana Santa, que se inicia nessa sexta-feira, 7, o Mercado de Peixes de Macaé, um dos mais importantes pontos de comercialização do pescado na região, já está preparado para a o aumento da procura.

Devido ao costume católico de se abster de carne vermelha na chamada Sexta-Feira da Paixão, a procura pelo pescado e por frutos do mar aumenta nessa época do ano, não apenas na sexta-feira, mas durante todo o fim de semana.

No Mercado de Peixes, as bancas recebem diariamente dezenas das mais variadas espécies de peixes, além dos moluscos e crustáceos, sem contar com o abastecimento do volume exportado para mercados de outras cidades e estados.

De acordo com a prefeitura, a venda local por microempreendedor (MEI) ultrapassa 1.000 toneladas, gerando uma renda média mensal em torno de 20 mil reais aos permissionários do Mercado de Peixes.

Além da venda de pescado e frutos do mar, o espaço oferece, nesse feriado, shows da Banda da Escola Municipal de Arte Maria José Guedes (EMART), que se apresenta nesse sábado, 8, sempre a partir das 9h, lembrando que o horário de funcionamento do Mercado de Peixes é das 7h às 15h, no sábado, e das 7h às 13h, no domingo, 9.

Segundo o município, o espaço ajuda a potencializar a competitividade econômica do setor com a comercialização dos produtos e o aumento da arrecadação, além de cumprir todas as normas de segurança alimentar e a obrigação de uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

As exigências são fiscalizadas constantemente pelos órgãos municipais, garantindo aos consumidores, produtos saudáveis e de qualidade na mesa, além da melhor circulação de pessoas durante as compras.

“O investimento feito pela Prefeitura de Macaé no Mercado de Peixes proporcionou também um considerável aumento da produção anual e, consequentemente, ganhos para a economia local. Vale ressaltar que o setor pesqueiro beneficia ainda o negócio da Agroeconomia por meio da compra de ração de engorda dos camarões de criadouros, especialmente em época do defeso, que, esse ano, termina no dia 28 de abril com a liberação da pesca artesanal”, reforça a prefeitura.

Leave a Comment