X

Enel anuncia pacote de melhorias para a Região Norte do RJ

Com o objetivo de aprimorar a prestação de serviços, a Enel Distribuição Rio adotou uma série de melhorias para a Região Norte. A medida vai beneficiar cerca de 531 mil clientes atendidos pela companhia na região. Dentre as ações realizadas estão podas de árvores, substituição de postes e transformadores, instalação de novos equipamentos, dentre outros. Ao todo, a Enel Rio está investindo cerca de R$ 6,1 bilhões entre 2025 e 2027 nos 66 municípios atendidos pela distribuidora no Estado, um aumento de 74% em relação ao plano anterior de investimentos, que totalizava R$ 3,5 bilhões para o período de 2024 a 2026.

Via assessoria, a Enel Distribuição Rio informou também que dentre as melhorias estão previstas a instalação de novos equipamentos para a gestão remota da rede elétrica, a instalação de novas redes de baixa e média tensão e o aumento das atividades de inspeção preventiva, para a detecção e correção de falhas.

Essas intervenções vão beneficiar cidades como Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra.

As melhorias recentes na região também incluem a conclusão da construção de novas subestações e a modernização de subestações já existentes, bem como a instalação de novas linhas de Alta Tensão, medidas que ajudam a preparar a rede para o aumento da demanda por energia na região.

Um dos principais desafios no fornecimento de energia é evitar que a vegetação cause impactos à rede elétrica. A situação se torna mais crítica durante o verão, quando crescem as incidências de ventos e raios, que causam a queda de galhos sobre a rede. Para reduzir esta interferência, a Enel Rio realizou mutirões de poda em parceria com as prefeituras, responsáveis pela gestão da arborização no espaço público. Apenas entre janeiro e agosto deste ano, foram executadas mais de 79,9 mil podas na Região Norte, e a previsão é fechar o ano com um total de mais de 109 mil podas.

A Enel Rio também reforçou os cuidados com equipamentos e estruturas que agilizam a normalização do serviço em caso de ocorrências envolvendo o fornecimento de energia. A empresa está ampliando o número de equipamentos inteligentes de telecomando, que permitem ao Centro de Operações realizar manobras de maneira remota. Quando algo afeta um trecho da rede, é possível identificar e isolar apenas aquele trecho e desviar o curso da energia para atender aos demais clientes em poucos minutos ou até segundos, antes do envio de equipes a campo. Com isso, a empresa reduz a quantidade de clientes interrompidos e o tempo que as pessoas ficariam sem energia. De janeiro a agosto, a Região Norte ganhou 147 novos aparelhos, e até o fim do ano, a previsão é de que este número chegue a 227.

Nos primeiros oito meses deste ano, 2.186 postes já foram instalados ou trocados na Região Norte e a previsão até o fim do ano é chegar a 2.758 ações. Já o número total de transformadores instalados ou substituídos chegará a 536 até o fim do ano. Deste total, 402 entraram em funcionamento até agosto. Além disso, a distribuidora inspecionou 4.887 quilômetros de redes, e a previsão é chegar ao fim do ano a 5.647 quilômetros vistoriados para detecção de falhas, 482 quilômetros a mais do que em 2024.

A rede da Enel também cresceu. Foram 86 quilômetros de rede instalados até agosto deste ano, e a previsão é chegar a 125 quilômetros de novas redes de baixa e média tensão até dezembro. A distribuidora também realiza ações de recondutoramento, quando as redes são trocadas para modernização. Até agosto, foram substituídos 54 quilômetros de redes de baixa  média tensão.A estimativa é chegar a 87 quilômetros de redes modernizadas até o fim do ano.

 

Novas subestações

Na Alta Tensão, onde são realizadas obras estruturais para aumento da capacidade do sistema elétrico, as ações da Enel Rio nos últimos anos beneficiaram diretamente mais de 880 mil unidades consumidoras. Entre os destaques, estão a ampliação e modernização de 3 subestações para o aumento da capacidade, são elas: Mombaça, Macabú e Porto do Açú (em andamento). A distribuidora também já instalou 116 quilômetros de novas linhas de Alta Tensão.

 

Mais eletricistas em campo

Em outra frente de atuação para melhorar a prestação de serviços, a distribuidora está investindo na contratação e formação de eletricistas próprios. Até 2026, serão incorporados ao quadro funcional da distribuidora mais de 2 mil novos profissionais. Para fazer frente ao robusto plano de contratação de mão de obra própria, a Enel está investindo na qualificação de eletricistas.

Desde o início do ano passado, a empresa está qualificando profissionais em sua Escola de Eletricistas, curso realizado em parceria com a Firjan SENAI SESI, instituição referência em ensino profissionalizante.

 

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Leave a Comment