Estimativa é que a produção do alimento, neste ano, seja de 700 quilos
Daniela Bairros
Os produtores de Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras, iniciaram a colheita de feijão. A estimativa é que a produção do alimento, neste ano, seja de 700 quilos.
A tradição de plantar feijão foi retomada em abril. Em parceria com a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), a Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras disponibilizou tratores para preparar a terra para o plantio.
Trabalhando em Cantagalo há 46 anos, o agricultor familiar Genilson Coelho Cabreira comemora a colheita do feijão na localidade. “Neste ano, a prefeitura emprestou batedeira e trator e no final do ano pretendo participar da Festa do Feijão, o mais tradicional da cidade”.
Para o diretor do DEAGRO (Departamento do Agronegócio), Jadilson Barcelos, a retomada na produção de feijão deve beneficiar os pequenos produtores, uma vez que eles precisam desse apoio no preparo do solo e no plantio. Segundo ele, a expectativa é grande para a próxima safra.
Rio das Ostras possui um Termo de Cooperação Técnica e Operacional com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, que destinou dois tratores com grade aradora, moto niveladora, caminhão basculante e retroescavadeira. Outros dois termos de cooperação com a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado (PESAGRO) e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) estão em andamento.
Crédito: Divulgação
Leave a Comment