Desenvolvido pela COOPMAC (Cooperativa de Agricultura Familiar) de Macaé, evento terá exposição e vendas de produtos
Daniela Bairros
A COOPMAC (Cooperativa de Agricultura Familiar) de Macaé realiza nesta terça-feira (09), a 2ª Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar. O evento acontece na Orla da Praia da Imbetiba, das 6h às 13h, e na próxima sexta-feira (12), das 15h às 20h.
A Coopmac promove a economia solidária e agricultura familiar como estratégia de desenvolvimento local. A ação terá o apoio da Secretaria da Agricultura, Mobilidade Urbana e Guarda Municipal, além do Serviço Público.
Segundo Míria Marins, que é Coordenadora do Projeto Agricultura Familiar, a feira vai oferecer produtos de Macaé e Carapebus. São produtos orgânicos, sem uso de agrotóxico, comercializados a preços justos e solidários, diretamente dos produtores. Além disso, o evento vai trazer exposição de artesanatos, já que de acordo com Míria, grande parte dos produtos é de materiais descartados pela humanidade e até mesmo pela natureza.
A feira na Imbetiba acontecerá todas as terças-feiras, sempre das 6h às 13h, e às sextas-feiras, das 15h às 20h. Às terças-feiras, a feira estará voltada para exposição e comercialização de artesanato, comidas típicas e alimentos da agricultura familiar.
Ainda segundo Miria, o objetivo do projeto é capacitar os agricultores, artesãos e outros micro empreendedores no local. “Os produtores precisam de iniciativas como essas para poderem se sustentar, ainda mais este período de crise que estamos atravessando. E o bairro Imbetiba tem só a ganhar com a feira, já que a localidade é vazia, não tem evento voltado para os moradores, sem contar que os moradores ainda sofrem com a falta de policiamento. A feira só tem a agregar, sem dúvida”. A feira já acontece, desde dezembro do ano passado, no bairro da Glória.
Feira em outros bairros
Míria Marins revelou que a cooperativa vai levar a feira a outros bairros como Cavaleiros, Mirante da Lagoa, Lagomar, Centro, Malvinas e Nova Holanda. A previsão, segundo ela, é que as localidades já sediem o evento em um mês.
Sobre a COOPMAC
A COOPMAC (Cooperativa de Agricultura Familiar) de Macaé, desde 2007, vem acompanhando em Brasília a Lei 11.947, que segundo Miria, significa luta por movimentos sociais. “Na aprovação da lei, os representantes dos movimentos como Unicafes, e cooperativas de todos os estados do Brasil, estiveram unidos para que ela fosse bastante útil aos agricultores familiares.
A lei determina que todos os municípios brasileiros comprem de produtores rurais, de leite e pescadores, o mínimo de 30% da merenda escolar na própria cidade.
O Programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), inserido na lei, determina que cada produtor e pescador tenha a DAF (Declaração de Aptidão ao Pronaf) . Ainda de acordo com Miria, Macaé é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro que está dentro da lei.
Crédito: Divulgação
Leave a Comment