X

Em Macaé, Barreto MRV recebe 1ª Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar nesta quinta-feira (29)

Desenvolvido pela COOPMAC (Cooperativa de Agricultura Familiar) de Macaé, evento terá exposição e vendas de produtos

Daniela Bairros

A COOPMAC (Cooperativa de Agricultura Familiar) de Macaé realiza nesta quinta-feira (29), a 1ª Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar. O evento acontece no Barreto MRV, das 06h às 12h e passará a ser realizado todas as quintas-feiras na localidade.

A Coopmac promove a economia solidária e agricultura familiar como estratégia de desenvolvimento local. A ação terá o apoio da Secretaria da Agricultura, Mobilidade Urbana e Guarda Municipal, além do Serviço Público.

Segundo Míria Marins, que é Coordenadora do Projeto Agricultura Familiar, a feira vai oferecer produtos de Macaé e Carapebus. São produtos orgânicos, sem uso de agrotóxico, comercializados a preços justos e solidários, diretamente dos produtores. Além disso, o evento vai trazer exposição de artesanatos, já que de acordo com Míria, grande parte dos produtos é de materiais descartados pela humanidade e até mesmo pela natureza.

Ainda segundo Miria, o objetivo do projeto é capacitar os agricultores, artesãos e outros micro empreendedores no local. “Os produtores precisam de iniciativas como essas para poderem se sustentar, ainda mais este período de crise que estamos atravessando. E o bairro Imbetiba tem só a ganhar com a feira, já que a localidade é vazia, não tem evento voltado para os moradores, sem contar que os moradores ainda sofrem com a falta de policiamento. A feira só tem a agregar, sem dúvida”. Ainda segundo ela, o apoio da prefeitura tem sido fundamental para a realização do projeto. “Quero agradecer ao prefeito Dr. Aluizio, que tem oferecido total apoio aos produtores, que precisam sempre de iniciativas como estas”.

Feira em outros bairros

Ainda de acordo com Míria Marins,  a cooperativa já leva feira a outros bairros como Cavaleiros, Mirante da Lagoa, Lagomar, Centro, Malvinas, Botafogo, Nova Holanda e Village Parque Aeroporto.

Sobre a COOPMAC

A COOPMAC (Cooperativa de Agricultura Familiar) de Macaé, desde 2007, vem acompanhando em Brasília a Lei 11.947, que segundo Miria, significa luta por movimentos sociais. “Na aprovação da lei, os representantes dos movimentos como Unicafes, e cooperativas de todos os estados do Brasil, estiveram unidos para que ela fosse bastante útil aos agricultores familiares.

A lei determina que todos os municípios brasileiros comprem de produtores rurais, de leite e pescadores, o mínimo de 30% da merenda escolar na própria cidade.

O Programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), inserido na lei, determina que cada produtor e pescador tenha a DAF (Declaração de Aptidão ao Pronaf) . Ainda de acordo com Miria, Macaé é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro que está dentro da lei.

 

Crédito: Divulgação

 

 

 

Leave a Comment