As praias do Forno e Azeda terão dois anos para se adequar as normas do programa
Duas praias de Búzios conquistaram o direito de iniciar o Projeto Piloto de Certificação Internacional Bandeira Azul. As praias do Forno e Azedas foram as contempladas para iniciar o trabalho de conquistar o certificado, que é considerado um símbolo internacional de grande importância dentro do setor turístico.
Para entrar na fase piloto, o representante legal da praia, no caso a Prefeitura, entrou em contato com a coordenação do programa para solicitar uma inspeção. Em seguida um técnico do programa esteve em ambas as praias para avaliar se estavam adequadas para entrar na fase piloto do projeto.
Após a aprovação, seguindo as normas, a partir de agora, o município junto à comunidade tem dois anos para providenciar toda infraestrutura e serviços necessários para o cumprimento dos critérios do programa, que incluem diversos parâmetros em categorias como: Qualidade da água, Informação e Educação Ambiental, Conservação do Meio Ambiente local, Segurança, Serviços e infra-estruturas de apoio. Caso o candidato conclua as adequações em um prazo menor, este pode receber a certificação em menos de dois anos.
"É uma grande conquista para nossa cidade como uma das diversas atrações do turismo qualificado que estamos trabalhando diariamente para trazer”, declarou o prefeito.
Sobre o projeto - A Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.
Leave a Comment