X

Desfile de moda artesanal animou a noite do último sábado na Praia dos Cavaleiros, em Macaé

A Praia dos Cavaleiros, em Macaé, recebeu, nesse fim de semana, o Desfile de Moda Artesanal, promovido pelo Polo de Artesanato de Macaé e pela Secretaria de Cultura, e que trouxe diversos modelos criados por artesãos da cidade em variados estilos.

O evento apresentou trabalhos à base de crochê, de metal e prata, e de pedraria, com maxi saias, croppeds, jeans, rasteirinhas e vestidos com babado, tudo antenado com as tendências do próximo verão.

Com o tema “Onde o mar beija a areia morena”, presente no 1º verso do hino de Macaé, o desfile, que contou com o apoio da Secretaria Adjunta de Turismo, mostrou a produção de 150 peças de 25 artesãos da cidade.

“Nesse desfile, unimos o hino que representa nossa cidade e história, a beleza natural de Macaé, o artesanato como expressão cultural popular do município, e nossa proposta de estimular o crescimento dessa atividade artística como forma de elevar a fonte de renda das famílias e preservar essa tradição cultural local”, comentou o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

De acordo com a prefeitura, as roupas e acessórios apresentados no evento foram criados reunindo técnicas como, fuxico, crochê, tricô, macramê, bijuterias de linha, tecido, metal e prata, cestaria, biscuit, bordado, pintura a mão, customização de jeans com beneficiamento do crochê e costura criativa.

“Esse evento traz oportunidade para que o turista conheça o talento dos nossos artesãos, o que expressa a força e a criatividade dos nossos artistas que sabem trabalhar com as mãos”, ressaltou o coordenador de artesanato da Secretaria de Cultura, Bruno Ribeiro.

O desfile contou com apresentação de moda praia com biquínis, cangas, saídas de praia, sandálias decoradas, chapéus, bolsas e bijuterias, além de outras peças, como regatas masculinas, camisetas, minissaias, vestidos, shorts, calças, viseiras, bonés e tiaras, além de vestidos, maxi saias e croppeds.

“Demonstramos nesse evento que mesmo Macaé tendo se transformado numa cidade cosmopolita que acolhe pessoas de todos os lugares, guardamos em nosso coração a identidade dessa terra, demonstrando assim a cultura de um povo através do artesanato”, comentou a presidente do Polo de Artesanato de Macaé, a artesã Juliana Fonseca.

Entre os artesãos participantes do evento, estiveram o Atelier Laço de Fita, La Plata Atelier, Maria Arteira, Aretê Casa e Jardim, Rozeli Lanzoni Costura Criativa, Ana Arte à Mão, Bella Artesanato, Carmen Coutinho crochê, Cedro Acessórios, Maria Fuxiqueira Artesanato, Cida Artes em Crochê, Denise Scarpa Ateliê, Dalú Bonecas de Pano, Menina Arteira Atelier, Nuvem Tricô e Crochê, Evellyn Almeida Ateliê, Acquamarine, Fulano de Tal, Jack Artesanato em Biscuit, R Marias Ateliê, Scheila Mota, Vicsan e Artesã Poli.

Além de toda estrutura com palco, passarela, iluminação e som, fornecida pela prefeitura, o evento contou apresentação do DJ Felipe Tanus, animando os desfiles e os intervalos, e com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde.

Leave a Comment