O treinamento inclui teoria e prática da profissão, para os novos e antigos agentes
Bertha Muniz
Os agentes da Defesa Civil que fazem parte da secretaria de Segurança e Trânsito estão participando do Curso de Formação que destina-se a formar novos profissionais, criar equipes treinadas e adequadas para atender qualquer emergência que ocorra na cidade. O curso teve início na última terça-feira (02), e será finalizado na próxima terça-feira (09), no auditório da Escola Municipal Antônio Augusto da Paz, das 8h às 17h.
O treinamento inclui teoria e prática da profissão, para os novos e antigos agentes. Eles estão realizando treinamentos que abordam temas como combate a incêndio, defesa pessoal, primeiros socorros, entre outros que são fundamentais para a formação da equipe.
O curso iniciou com aulas sobre a utilização de bombas costais e abafadores, ministrado pela Defesa Civil de Quissamã. Na quarta-feira (03), os agentes treinaram defesa pessoal e ordem unida pela Guarda Municipal de Carapebus. Nos dias 4 e 5 a Defesa Civil de Macaé ministrou sobre primeiros socorros e combate a incêndios. Na segunda-feira (8), a equipe começa a semana com aulas sobre conceitos de Defesa Civil e o Código de Conduta, com a Guarda Municipal de Carapebus e a Defesa Civil de Macaé. Para encerrar os treinamentos, a equipe participará de uma série de atividades na terça-feira (09), na Defesa Civil em Macaé.
Os agentes serão divididos em setores da própria secretaria como; salva vidas para atuar na lagoa e praia de Carapebus, brigada de incêndio para combater pequenos incêndios, atuar em áreas de risco e enchentes, e também o novo projeto Defesa Civil nas escolas da Secretaria de Segurança e Trânsito, com palestras para alunos que se tornarão multiplicadores.
O secretário de Segurança e Trânsito, Roberto Borges, explica o motivo da ampliação no efetivo da Defesa Civil. “Fomos informados que o posto avançado dos bombeiros em Cabiúnas será desativado pelo Governo do Estado e o posto mais próximo é o de Macaé, que também atende toda a região. Por isso vimos a necessidade de ampliar e qualificar o efetivo para atender à população”, destacou o secretário.
Ainda de acordo com Roberto, durante a visita do novo comandante André Siqueira, feita à prefeita Christiane Cordeiro, foi levantada a necessidade de se estruturar a Defesa Civil de Carapebus para atender os seus munícipes. “Estamos analisando a possibilidade de adquirir novos materiais como as bombas costais que são usadas em pequenos incêndios, e também Equipamentos de Proteção Individual – EPI, para garantir a segurança dos nossos funcionários”, finalizou o secretário.
Leave a Comment