Objetivo é traçar o planejamento turístico por meio da unificação entre as cidades.
Nesta semana representantes dos municípios da Região dos Lagos estiveram reunidos para discutir diretrizes voltadas para o turismo. Participaram do encontro representantes de Búzios, Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, junto ao INEA e SEBRAE.
Em um primeiro momento, os representantes do município discutiram junto ao INEA o ordenamento do turismo, englobando os critérios estabelecidos para que os ambulantes possam tirar suas licenças e trabalhar nas áreas dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. Um grupo de trabalho será montado para estudar as formas desta atividade conjunta entre as prefeituras e o órgão, de forma que aconteça a captação de recursos respeitando as normas e leis referentes ao Meio Ambiente.
Já na segunda etapa, junto ao SEBRAE, os representantes das Secretarias de Turismo de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, juntamente com empresários das respectivas cidades, traçaram metas e desenvolveram ações para o fortalecimento do turismo. A intenção é organizar e alinhar os municípios para promover união entre eles. Um dos temas abordados foi à qualificação na apresentação dos destinos turísticos em feiras nacionais e internacionais, além de workshops de agências e operadoras de turismo.
De acordo com o Subsecretário de Turismo de Arraial do Cabo, Mariel Dantas, a integração da região turística é primordial para que os municípios sejam fortalecidos. “Precisamos promover essa união entre os órgãos, as cidades e os empreendedores. Só desta forma iremos conseguir a participação ativa nas ações de mobilização para gerar renda por meio do fortalecimento do turismo”, afirmou Mariel.
Leave a Comment