A campanha nacional tem como objetivo alertar a população a respeito do suicídio
As cidades da Região dos Lagos estão aderindo a Campanha Nacional “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo alertar a população a respeito do suicídio. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o suicídio como um problema de saúde pública e as estatísticas apontam que em cada 45 minutos um brasileiro comete suicídio. Segundo a OMS é possível ajudar aqueles que estão à nossa volta oferecendo atenção e a ajuda certa.
Em Búzios, durante toda semana serão realizadas rodas de conversa sobre Prevenção ao suicídio nas principais unidades de saúde do município. A ideia é que os profissionais da área de saúde mental falem um pouco sobre os altos índices de suicídio e como cada pessoa pode ajudar na prevenção desse problema.
Os buzianos poderão participar das palestras na quarta-feira, 20, na UBS Cem Braças; Na quinta, 21, na Policlínica; E finalizando na sexta-feira, na Clínica da Família Rasa.
Em Cabo Frio, as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) - CAPS II, voltado para pacientes da psiquiatria grave; CAPS AD (álcool e drogas) e CAPSi (da infância) - estão promovendo rodas de conversa sobre o tema, com a participação dos pacientes e familiares.
A coordenadora do Programa de Saúde Mental, Sandra Aquino, o Setembro Amarelo é uma oportunidade de trazer para discussão e reflexão essa realidade vivida por um grande número de pessoas.
"Infelizmente esse tema ainda é um tabu. Abordar o suicídio nessas reuniões é uma iniciativa demonstrar a essas pessoas que estamos disponíveis a ouvi-las sem julgá-las. Esse apoio faz toda a diferença para fortalecer a vontade de viver”, ressaltou a coordenadora.
Leave a Comment